Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

29.5.06
 
Nas nossas escolas...
No último fim-de-semana por força das actividades desportivas da família fui a um sarau de ginástica na Esc. Sec. Soeiro Pereira Gomes, em Alhandra. Com os anos que já levo de envolvimento nestes meios da ginástica, com as minhas filhas, fico sempre a pensar na quantidade de mundos paralelos que existem ao lado uns dos outros e que desconhecemos por completo, se não tivessemos descoberto, num clube de bairro, uma classe muito interessante (criativa, de várias idades, nada convencional) onde participam crianças e jovens. Trata-se de ginástica de grupo, muito expressiva, em que a ginástica, o drama e a dança acabam por aparecer associados de forma imaginativa e muito criativa.
Quando chega a Maio começam os saraus de ginástica nas diversas colectividades e escolas em que a modalidade se pratica e é frequente as classes serem convidadas para participar em saraus de outros clubes. Foi assim que fomos parar à Esc. Sec. Soeiro Pereira que realizou o seu sarau de ginástica nesse fim-de-semana. Nele participaram classes de ginástica, grupos de dança, de saltos em trampolim, de ginástica acrobática, de hip-hop, de step, aeróbica ... gente de todas as idades, de todas as cores (diferentes etnias)... classes da escola e de clubes convidados. A assistência, também muito variada, esteve atenta e participativa até ao fim.
Quando saíamos, na rua, estava uma carrinha a vender cachorros quentes, próprio destes eventos, muitos jovens, de todas as cores, um carro da "escola segura", e tudo se passou com muito boa disposição e organização, como sempre acontece em todos os saraus, sejam eles de um conhecido clube da capital, ou de uma colectividade de aldeia ou de bairro!

Fiquei a pensar que nesta Escola deve haver um ambiente especial porque que nela se criam oportunidades para todos poderem mostrar o que têm e fazem de melhor ... É também com acontecimentos como este que, apesar das nossas diferenças, aprendemos a viver juntos - é a socialização que está em causa. Tenho a certeza que se tudo isto não acontecesse, que os resultados escolares dos alunos desta escola seriam certamente piores.

Parabéns ao grupo de Educação Física que organiza estes eventos, ao Conselho Executivo que facilita a sua realização, e a todos os que neles intervêm de uma forma ou de outra!

Margarida Belchior
Professora do 1ºCEB
(2006/05/28)

Comments:
Bons exemplos felizmente não são excepção mas sim a regra, ao contrário do que diz a nossa Ministra
 
Enviar um comentário

<< Home