Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

25.7.06
 
Provas de Aferição
Foi ontem anunciado na imprensa, rádio e televisão a intenção do ME de introduzir no próximo ano lectivo provas de aferição para os alunos dos 4º e 6º anos de escolaridade.

A notícia foi dada como se de uma novidade se tratasse e os comentários de sindicatos e das associações de pais foram no mesmo sentido. Mas, na realidade, não se trata de uma novidade: em 2000 foram introduzidas, aí sim, pela primeira vez, as provas de aferição a Português e Matemática para todos os alunos do 4º ano de escolaridade. No ano seguinte, o mesmo aconteceu no 6º ano de escolaridade, tendo-se repetido as provas também no 4º ano. Posteriormente, e até 2005, passou-se a aplicar as provas a uma amostra de alunos daqueles anos, dado os custos de generalização das provas serem muito elevados e se ter entendido que, enquanto provas de aferição da qualidade do ensino-aprendizagem a sua aplicação por amostragem ser suficiente.

O problema é que o tratamento dos resultados das provas foi muito demorado e a sua devolução às escolas por demasiado tardia acabou por quase não ter efeitos. Porém, a análise dos resultados acumulados ao longo dos anos mostrou consistência relativamente às dificuldades apresentadas pelos alunos em Português e em Matemática:dificuldade de realização de inferências e de identificação de funções sintácticas; dificuldades de raciocínio e de resolução de problemas.

Passaram-se seis anos, os resultados têm mostrado uma enorme consistência, mas nada mudou...Importa que a avaliação tenha consequências, que seja acompanhada por estratégias de intervenção, caso contrário só servirá para nos continuarmos a deprimir!

Teresa Gaspar

Comments:
Tem razão! As notícias só mostram o desconhecimento e a demagogia dos media!
Que ao menos o país acorde para a necessidade de se adoptarem estratégias para melhorar os resultados.....
Chega de depressão
 
Parece-me bem...
Cumps
 
Enviar um comentário

<< Home