Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

27.1.05
 
Aprender a contrariar a tentação da indiferença
Tem havido esta semana textos excepcionais sobre Auschwitz, textos que nos questionam a todos.
Que questionam a indiferença e a ignorância face à crueldade, ao sofrimento.
Quando hoje, logo pela manhã, fui a um café, onde tencionava ler um jornal que dedicava largo espaço a Auschwitz, o tema de debate em meu redor, amplamente participado, era o jogo de futebol de ontem. Dei comigo a pensar como seria possível motivar as pessoas naquele contexto para a reflexão que o jornal que tentava ler me sugeria .
Seria importante que professores aproveitassem a informação que circula hoje na comunicação social sobre Auschwitz, para desenvolverem com os alunos projectos onde se aprofunde o conhecimento sobre a História da Europa e sobre os Direitos Humanos. Onde os alunos se exercitem a pesquisar, debater , ler questões essenciais da democracia.
Onde aprendam a contrariar a tentação da indiferença.
Ana Maria Bettencourt inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home