Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

28.1.05
 
Inquietações Pedagógicas
Por que existe um profundo mal-estar com a educação em Portugal ?

A educação tornou-se uma das preocupações centrais dos Estados modernos e Portugal não recuperou cabalmente os atrasos acumulados, não está a preparar-se para o futuro, nem sequer consegue assegurar o funcionamento corrente do sistema educativo de modo a salvaguardar ,em primeiro lugar, o interesse superior dos alunos.

Como é possível que, em Janeiro deste ano, haja turmas do ensino primário /1º ciclo que já passaram por quatro professores ?
Como é possível que ao longo da escolaridade básica, dita obrigatória e gratuita, as famílias tenham que gastar tanto dinheiro em manuais ?Como é possível que um aluno possa manifestar dificuldades de aprendizagem numa dada disciplina sem que, ao longo dos anos, ninguém lhe acuda ?
Como é possível que a escola esqueça por vezes que a sua razão de ser é a aprendizagem dos alunos ?
E como é possível que a sociedade atribua exclusivamente à escola a educação das novas gerações e não exija de outras instituições que também assumam esse papel ?


Alguns problemas do sistema educativo estão claramente identificados e já foram mesmo ensaiadas soluções com carácter experimental. Mas estas medidas pontuais, muitas vezes encontradas com esforço de pessoas e meios, não têm tido a continuidade que lhes permita sobreviverem, enraizarem-se e disseminarem-se.

Outros problemas são antigos, persistentes e inaceitáveis como o abandono e o insucesso escolares. Outros ainda, sendo também crónicos, revelam-se hoje, num mundo cada vez mais competitivo, dramaticamente, como a baixa qualificação escolar e profissional da população portuguesa, não existindo grandes perspectivas de melhoria dado o número insuficiente de alunos que concluem estudos secundários e superiores.

Esta situação não pode ser encarada nem com indiferença (“sempre assim foi… não há nada a fazer…”) nem com soluções do passado.

Face à complexidade dos problemas existentes requer-se estudo, investigação, persistência nas soluções já identificadas e estratégias de inovação para a criação de novas práticas:

.de relação entre as escolas e a administração central;
. de organização das escolas e sua responsabilização pelo percurso escolar dos seus alunos;
. das relações dos professores com as escolas, designadamente no que respeita à sua maior estabilidade, da valorização das suas funções e da sua preparação pelas instituições formadoras;
. da própria educação geral comum (quais os saberes e competências que hoje se consideram imprescindíveis para que todos possam participar plenamente na vida social ?)
. de responsabilização de outras entidades sociais, para além da escola, por contribuírem para a educação e cultura de todos.
. de incentivo ao aperfeiçoamento permanente e ao gosto por aprender de cada um, ao longo de toda a vida e em todos os domínios.


Para uns problemas como para outros, as soluções não se podem procurar num passado em que a escola post-primária era só para alguns. Há que descobrir e construir soluções, com base quer na nossa própria experiência quer no que se vai passando no mundo.


O grupo (informal) que sente estas “inquietações pedagógicas” pretende contribuir para isso, criando plataformas de discussão que permitam elevar o nível, o realismo e a qualidade do debate sobre a educação em Portugal e guiando-se sempre pelo “interesse superior” do aluno.

Grupo Inquietações Pedagógicas inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

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