Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

30.1.05
 
PERGUNTAS DO JOÃO E DA JOANA*
QUE TERÃO 20 ANOS EM 2020


Nascemos no ano 2000, um na Musgueira, outro em Telheiras. Queremos crescer e aprender a conhecer este mundo fascinante em que nos encontramos; queremos ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento que qualquer outro cidadão europeu; e queremos apetrecharmo-nos para sermos capazes de nos aperfeiçoarmos e ao mundo em que vivermos.

Por isso gostávamos de saber :

. Se teremos jardins de infância nos nossos bairros, em Setembro, onde poderemos aprender coisas essenciais como a lavar as mãos depois de ir à casa de banho ou os dentes depois de comer, a gostar de histórias e a mexer em livros, a observar os carreirinhos de formigas ou os feijões a crescer, a brincar ao faz de conta e à bola com os outros meninos e a resolver a bem os nossos problemas, a contar os pratos para pôr na mesa, a pintar com as mãos, a cantar o “ai ai minha machadinha” ou até a dizer “olá” em inglês e noutras línguas?
- ou se nos caberá em sorte pertencermos aos 30% ainda sem acesso à educação pré-escolar ?

. Se poderemos ir para as escolas públicas dos nossos bairros tranquilamente, sabendo que os nossos professores serão colocados logo em Setembro e, pelo menos no 1º ciclo, nos acompanharão ao longo de vários anos ou se corremos o risco de nos acontecer como a muitos dos nossos colegas um pouco mais velhos que, este ano, agora em Janeiro já passaram por três ou quatro professores diferentes ?
- sabendo-se como a estabilidade dos professores é importante para que os alunos aprendam e que a taxa de insucesso escolar em Portugal é a mais elevada da União Europeia que vão fazer para promover essa estabilidade ?

.Se poderemos comer na nossa escola refeições que não nos criem maus hábitos alimentares, se teremos uma biblioteca que empreste a todos os alunos os livros e os materiais necessários e se, depois das aulas propriamente ditas, poderemos ficar na escola em actividades inteligentes e úteis ao nosso desenvolvimento ?
- Será que se vão estabelecer especificações e normas de qualidade para as refeições nas escolas do 1º ciclo ?
- Será que as escolas vão ser obrigadas a comprar e emprestar aos alunos livros e material escolar ?
- Será que as actividades post- escolares vão ser objecto de atenção ?

.Se teremos professores que nos farão continuar a gostar de aprender pela vida fora , que nos ensinem tudo aquilo que hoje se sabe ser necessário para a vida dum cidadão no séc. XXI e que nos ajudem quando temos alguma dificuldade ?
- Não só Portugal tem as taxas mais elevadas de insucesso escolar – e com tendência para aumentarem- como também de abandono. Que vão fazer para inverter aquela tendência e prevenir as saídas precoces do sistema educativo?
- Como tornar a escola – as escolas – responsáveis pelo percurso educativo dos seus alunos ? E para tornar possível essa responsabilização que condições de autonomia, que meios, que contrato ?

. Se aquilo que a escola nos ensina vai ser desvalorizado cá fora ou se, pelo contrário, a televisão nos vai levar a sítios onde a escola não chega, os museus vão mostrar-nos coisas que a escola não tem, os artistas ,os investigadores e outros profissionais vão-nos convidar para aprendermos com eles, a internet vai-nos permitir ter acesso ao mundo inteiro e a escola vai integrar e ensinar-nos a gerir tudo isso ?
- Não só a população portuguesa tem as mais baixas taxas de qualificação escolar como as sondagem revelam que mais de 80% não sentem necessidade nem manifestam nenhum desejo de aprender. Os tempos livres da população jovem e adulta são muito limitados e a televisão desempenha um papel dominante ao mesmo tempo que o serviço público em Portugal é dos raros que não assume a sua dimensão educativa . Como vão fazer para mudar esta situação e para que não só a escola mas também outras instituições, grupos e pessoas contribuam para elevar o nível cultural da população portuguesa ?

Maria Emília Brederode inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

* JL Educação nº893 de 19 de Janeiro - 1 de Fevereiro de 2005

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