Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

7.2.05
 
Educação, partidos políticos e igualdade entre homens e mulheres.
De cada vez que há eleições confrontamo-nos com grandes desequilíbrios nas listas eleitorais: a vida activa nos partidos é protagonizada por muitos mais homens do que mulheres. O desequilíbrio é ainda maior no que diz respeito aos dirigentes e aos principais actores das campanhas políticas. Na campanha em curso as mulheres foram praticamente varridas de cena.
Como compreender que num país onde as mulheres fizeram progressos consideráveis, na educação e na vida profissional, não se tenha realizado a democratização dos órgãos partidários em matéria de participação feminina?
Numa interessante e corajosa entrevista concedida à Revista Pública (6/2/2005), Leonor Beleza dá-nos algumas explicações que questionam o funcionamento dos partidos políticos, designadamente quanto à inadequação dos ritmos e horários da vida partidária quase impossíveis de conciliar com a vida familiar.
Qual a relação com a educação?
São questões que devem ser objecto de inquietações pedagógicas quer quanto ao papel da educação formal (a política, entendida de um modo apartidário não deve ser um tabu para a escola) ou informal, quer ainda quanto ao papel pedagógico dos partidos políticos:
A escola deve combater estereótipos ainda tão interiorizados em matéria de género e deve também desenvolver, através das suas práticas e dos seus conteúdos, a capacidade de intervenção e de exigência relativamente ao funcionamento dos partidos políticos. Áreas como a formação cívica, actualmente parte do currículo do ensino básico, deveriam ser avaliadas e aperfeiçoadas.
· Os partidos políticos são entidades que, bem ou mal, ensinam. Seria bom que se questionassem sobre como e o que ensinam, as mensagens que transmitem e também sobre a sua capacidade de atrair os cidadãos e em especial as mulheres.
Ana Maria Bettencourt inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home