Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

2.2.05
 
Exames
Afinal em que ficamos?


Fomos percebendo que, à perspectiva de que o conhecimento é global e interdisciplinar – o que significa que tudo é importante na vida – se opunha uma nova concepção: na Escola, a Língua Portuguesa e a Matemática são as disciplinas mais importantes! A confirmá-lo, o facto de terem sido eleitas como as únicas merecedoras de um exame nacional.

Eis senão quando... já nos começávamos a adaptar a esta ideia, surge o Despacho Normativo 1/2005 que estabelece condições de transição de ano. Para surpresa nossa, os alunos que tiverem bom desempenho nas referidas disciplinas ficarão reprovados - sem direito a exame!- se tiveram mau desempenho, por exemplo, em Ciências Naturais, Educação Visual e Geografia!
E mais: os alunos que tiverem tido mau desempenho em Língua Portuguesa e Matemática lá terão de estar a prestar prova de exame, na expectativa de que possam passar!

Demos voltas à cabeça, tentando perceber a lógica de tudo isto e só conseguimos chegar a uma conclusão: o exame é, em primeiro lugar, um espaço de aprendizagem! Será?

Armandina Soares inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

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