Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.2.05
 
Luís Santos escreveu-nos
A Escola da Ponte é, a vários títulos, uma escola emblemática, e muito conhecida de quem tem "Inquietações Pedagógicas".
Aqui fica uma notícia recebida de lá, e que será sem dúvida útil divulgar.
Cumprimentos,
Luís Santos


Amigos

Após muitos anos de espera e alguns meses de "negociações", a Escola da Ponte irá, finalmente, na próxima segunda-feira, dia 14, assinar o seu CONTRATO DE AUTONOMIA com o Ministério da Educação.
Será um marco histórico na vida de uma Escola pioneira que, durante quase 30 anos, permaneceu e foi mantida à margem de um sistema de ensino que só admitia um único modelo de organização escolar.
Se é certo que a aproximação das eleições facilitou o encerramento de um dossier que, nas últimas semanas, parecia arrastar-se sem fim à vista, também não é menos certo que o mínimo que se poderia esperar do governo ainda em funções era que fosse capaz de concluir em tempo útil um processo que iniciara, não transferindo para o próximo executivo essa responsabilidade.
É com muita satisfação que constatamos que o dossier da autonomia da Escola da Ponte é actualmente partilhado por todos os partidos com assento parlamentar, não constituindo mais um factor de divisão ou um pretexto de combate político entre a esquerda e a direita.De resto, parece estar hoje adquirido na sociedade portuguesa que o aprofundamento da autonomia (com a consequente responsabilização) das escolas básicas e secundárias é um imperativo estratégico de política educativa, que nenhum programa coerente de modernização do nosso sistema de ensino poderá iludir.
Esperamos que este primeiro contrato de autonomia a celebrar em Portugal entre o Ministério da Educação e uma escola pública não superior constitua um exemplo e um estímulo para as demais escolas, muito especialmente, para todas aquelas que, genuinamente, aspirem a organizar-se e a trabalhar em autonomia, para melhor poderem corresponder às necessidades educativas dos alunos. Este é, afinal, o sentido e o verdadeiro fundamento da autonomia.
A sessão pública de assinatura do Contrato decorrerá no Cine-Aves (próximo da Escola), pelas 15:30 horas.
Gostaríamos muito de contar com a vossa presença e, assim, poder partilhar a nossa alegria convosco!
Ademar SantosEscola da Ponte (Comissão Instaladora)

Comments: Enviar um comentário

<< Home