Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

22.2.05
 
O contrato individual de sucesso educativo
A lei Fillon - Lei de orientação para o futuro da escola -, que se encontra presentemente em discussão em França, introduz um novo dispositivo para apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem durante o período de escolaridade obrigatória. Designado de "contrato individual de sucesso educativo" visa proporcionar apoio específico aos alunos que apresentam dificuldades na aquisição dos conhecimentos indispensáveis ou necessidades educativas específicas. Tendo por base os resultados de avaliação escolar, é proposto ao aluno e aos seus pais um plano educativo individualizado, na realização do qual se comprometem expressamente o director da escola e o director de turma, e que permitirá avaliar regularmento os progressos do aluno. No ensino primário, a responsabilidade pela execução do "contrato" é do professor do aluno e no "collège" (que corresponde aos nossos 6º a 9º anos de escolaridade) é do director de turma. No "collège" o apoio realiza-se em pequenos grupos num horário específico. O tempo lectivo dos alunos é reorganizado de maneira a permitir que, por um lado, recuperem nas matérias em que têm dificuldades e, por outro lado, ganhem confiança em si próprios nas matérias que melhor dominem. Cabe à inspecção supervisionar o desenvolvimento destes "contratos" em termos de resultados dos alunos e apoiar os professores neles envolvidos.
Penso que o que há de mais interessante neste dispositivo é a responsabilização partilhada por alunos, pais e professores por um determinado percurso de aprendizagem. A desculpa não pode ser mais a do aluno que não aprende, da família que não se interessa, do professor que não tem meios para individualizar o ensino e atender ao ritmo de aprendizagem de cada um. Neste tipo de contrato, formalizam-se as vontades, objectivam-se as dificuldades, traça-se um caminho em que cada parte se compromete na sua realização. Para que todos os alunos saiam da escola com os instrumentos essenciais para o exercício da sua cidadania!
Teresa Gaspar
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

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