Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

28.3.05
 

1. Não se esqueçam que a 7, 8 e 9 de Abril terá lugar, no IPS/ESE de Castelo Branco, o (VIII ?) Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação.

O tema geral é : “Cenários da educação/formação : novos espaços, culturas e saberes”. Bastante lato mas também bastante actual, não é ?

Estão anunciadas as participações de (por ordem de entrada em cena ) : Mª Céu Roldão (conferência), Ana Mª Bettencourt, Dores Formosinho, Valter Lemos (Viva! Viva ! Será que ainda vai ?), João Pedro da Ponte, Nilza Costa, Bártolo Paiva Campos (conferência), Luisa Afonso, Jesus Maria, Joaquim Azevedo, Mª Emília Brederode Santos (eu própria. Vou falar sobre “novos públicos” e “respostas educativas”. Na prática falarei sobre tv educativa conjugada com as NTIC – uma “resposta educativa” que está ser objecto de práticas interessantíssimas em toda a parte - desde a Colômbia ao Arkansas nos EUA ou a quase todos os países europeus – e que em Portugal não existe), António Nóvoa, Pedro Llourtie, Fátima Antunes, Teresa Estrela, Fernando Gonçalves, Teresa Vasconcelos e Alejandro Tiana Ferrer (Secretário de Estado da Educação de Espanha)(conferência).

2.
Conhecem o José Caldas ? Lembram-se do José Caldas ? Para os que não o conhecem ou não se lembram dele vou tentar incluir a seguir um texto que fiz para um livro de homenagem a ele. Para os restantes informo que ele criou uma associação cultural – a Quinta Parede – que tem agora um novo projecto “Ou isto ou aquilo”, inspirado no poema da Cecília Meireles e na encenação que o próprio Caldas realizou em Lisboa aqui há uns 20 ou 30 anos. Mas esta recriação teatral vai às escolas : “é uma espécie de turbulência artística que vai transformando, pouco a pouco, o espaço quotidiano dos alunos num espaço de sonho e utopia”.. Trata-se de uma “viagem poético-musical de 50 minutos”, com encenação, dramaturgia e interpretação de José Caldas e interpretação e música de Miguel Rimbaud. Por uma representação custa 500 euros, por 2 ou mais o preço é a combinar e os contactos são : tel. 96552837; fax 229387707; e-mail : quintaparede@clix.pt.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home