Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

1.3.05
 
Inquietações muito inquietas
Aqui há uns dois meses a imprensa noticiou a apresentação dos resultados do PISA 2003 pela OCDE. O estudo centrou-se essencialmente na avaliação do desempenho dos alunos de 15 anos em matemática no conjunto dos países da OCDE e, como já nos acostumámos, os resultados dos alunos portugueses ficaram muito abaixo da média. As autoridades portugueses nada disseram sobre o assunto, o Ministério da Educação nada noticiou no seu site oficial. Mais recentemente, nas minhas buscas cibernéticas, descobri que no site do GAVE podiam ser consultados os resultados do estudo, fazendo o download de um ficheiro em pdf. Foi o que tentei fazer, mas inquietantemente nada me apareceu no ecrã...
Talvez seja falta de capacidade do meu computador, mas a verdade é que consultando os sites de outros países, por exemplo do ministério da educação de Espanha, a verdade é que aparece em destaque e facilmente acessível a brochura com os resultados dos meninos espanhóis e as respectivas comparações com os restantes países participantes.
São estas coisas que me deixam muito inquieta sobre o estado da Educação em Portugal, esta sobranceria, este desinteresse, na melhor tradição do "orgulhosamente sós" !
Teresa Gaspar
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home