Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.3.05
 
Notícias do (meu) mundo
Ontem, 6ª feira, dia 11 de Março foi homenageado o Dr. João dos Santos e descerrado um seu busto que, no Jardim das Amoreiras, ficará a perpetuar, em bronze, esse pedo-psiquiatra e educador inesquecível, fundador e director do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa (que ficava ali perto na Rua João Penha e que foi extinto como geralmente acontece com o que funciona bem e presta serviço útil à comunidade...) e da Casa da Praia (que, felizmente e graças a um estatuto híbrido, está viva e de boa saúde ) e ainda criador ou inspirador de muitas outras instituições defensoras da criança como o Instituto de Apoio à Criança. Tudo isso foi recordado por Emílio Salgueiro num belo discurso publicado numa pequena edição da Casa da Praia
(para quem quiser, o e-mail é : casadapraia@mail.telepac.pt)

Seguiu-se depois, no lindíssimo Museu da Água (que fica ali num canto do Jardim das Amoreiras) o lançamento do livro “Crises e Rupturas : a Criança, a Família e a Escola em Sofrimento” que são as actas do 3º Encontro do Centro Doutor João dos Santos/Casa da Praia.. A convite do Prof. Pedro Morato, Presidente do Conselho Directivo da Casa da Praia, coube-me a mim fazer a apresentação do livro. Quando tiver o texto digitalizado incluo-o aqui no nosso blog. Até lá digo-vos só que é um livro muito interessante, com intervenções riquíssimas de gente que vem da saúde, do direito, da educação, da segurança social... Eu acho que só mesmo a Casa da Praia consegue reunir pessoas de áreas tão diferentes e pô-las a dialogar e as coisas parece que começam a fazer mais sentido, a tornarem-se mais densas, mais complexas mas tb mais claras. Eu aprendo sempre nos Encontros que a Casa da Praia organiza ou nos livros que publica.

Maria Emília Brederode Santos
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home