Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

18.3.05
 
O Reino Unido está a recrutar professores portugueses do ensino secundário
Pois é, para reagir a esta notícia só tenho comentários tristes a fazer. Primeiro, provavelmente este é mais um sinal do nosso atraso que mostra que o mercado de trabalho em Portugal não recruta licenciados, razão pela qual o ensino parecia ser até há pouco tempo uma das poucas saídas profissionais com emprego garantido. Depois, a proliferação de cursos de formação de professores, públicos e privados, a ausência de planeamento de necessidades de recursos humanos para a educação e a diminuição da natalidade, levaram a um aumento excessivo dos candidatos à docência. Também outras razões que se prendem com a administração do sistema educativo, a falta de diversificação de funções na carreira docente, as acumulações de horários entre o sector público e o privado, contribuem para dificultar a capacidade de absorção de futuros professores.
Será interessante saber quantos dos desempregados inscritos nos centros de emprego estarão interessados em concorrer para professores em Inglaterra e desses quantos ficarão seleccionados, pois Portugal será porventura o único país da UE que apenas baseia o seu recrutamento de professores em critérios burocráticos (nota da licenciatura+ anos de serviço, etc.), sem quaisquer provas de selecção para a entrada na carreira.
Teresa Gaspar
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments:
Peco desculpa pela falta de assentos e "c"s cedidalhos nos respectivos lugares mas este teclado (ingles) torna a tarefa impossivel.
Pois bem, eu sou uma professora de fisica e quimica que nao teve colocacao em Portugal. Como tal, aventurei-me a vir dar aulas para o Reino Unido. Ha uma enorme falta de professores no RU especialmente na area de ciencias. Mas o motivo pelo qual isso acontece nao e o melhor de todos: a educacao destas criancas deixa muito a desejar e tem vindo a piorar nos ultimos anos. Nao e, portanto, de admirar que haja falta de professores por ca.
Quando decidi meter-me nesta aventura em Agosto passado perguntei a alguns colegas e amigos, tambem eles professores nao colocados, se nao quereriam fazer o mesmo. Por variados motivos, todos disseram que nao. Mas a ideia que me ficou e que a maioria das pessoas (leia-se portugueses) tem medo de sair do "ninho", de arricar algo novo. A vida nao esta facil para ninguem, muito menos em Portugal, mas temos que saber ver quando e que e altura de mudar e partir para uma nova vida.
A minha nova vida e numa escola internacional de Londres e, para surpresa minha, a larga maioria dos meus colegas sao de todo o lado menos do Reino Unido. O mais curioso e que quase todos eles, mesmo os que sao Ingleses, ja trabalharam em escolas de varias partes do mundo.
Isso fez-me ver o quao receosos somos quanto a deixar a nossa vila ou cidade e ate mesmo o nosso pais.
Quando se fala na era da globalizacao nao podemos pensar apenas na internet: temos que pensar e agir globalmente.

O mundo e realmente pequeno: demoro 5 horas a chegar a casa (Londres - Braga). Exactamente o mesmo que demoraria de Braga ao Algarve.

Nao digo que seja facil pois nao e. Trabalho tanto ou mais que em Portugal mas compensa: estou a trabalhar e a fazer o que gosto.
 
Errata: "cedilhados" e nao "cedidalhos".
 
Olá! também eu estou interessado em aproveitar a ocasião....mas teria que melhorar muito o meu nível de inglês. Gostava de saber como esta a ser a sua integração e como tem decorrido as aulas...era muito interessante para mim saber um pouco mais! pode ser?
Cumps e boa sorte!
Ricardo Matos
ricardocno@gmail.com
 
Eu gostava também de saber o que posso fazer para dar aulas em Inglaterra. Poderão dizer-me? Obrigado sou professora de física e química.
 
Boa noite,

Neste momento terminei a licenciatura em Educação Básica. Até ao momento as minhas perspectivas eram de permanecer em Portugal, mas por motivos de várias ordens, estou a ponderar seriamente em ir para fora, Londres seria destino. Mas uma vez que se avizinha o inicio do Mestrado (sem o qualquer não sou considerada docente), tenho vindo a questionar-me acerca da viabilidade em efectuar o mestrado cá. A questão que colo é: será que ao realizar o mestrado cá em Portugal, não terei que realizar equivalências no outro país de destino? Ou será que as oportunidades e a probabilidade de ser bem sucedida no mercado de trabalho aumentariam caso realizasse o mestrado em Londres?

Agradeço imenso se alguém souber responder-me a estas questões.

Obrigada.
 
p.s. refiro-me, no entanto, ao pré-escolar e/ou ao 1ºciclo.
 
Enviar um comentário

<< Home