Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

20.3.05
 
"Reino Unido à procura de professores em Portugal"
A Teresa Gaspar já comentou amplamente. Por isso preferia chamar a atenção para a excelente oportunidade que seria, para mudar o ensino em Portugal e inovar a nível das práticas, a existência de mais situações destas - só que mais amplamente divulgadas e com mais tempo. Acho que não há nada como viver e trabalhar noutro país para aprender e mudar.

Depois gostava de chamar a atenção para outras coisas como por exemplo que , pelo menos nos documentos de candidatura iniciais, não pedem a nota de licenciatura (que em Portugal é tão determinante para o resto da vida profissional dum professor) e sim a sua experiência profissional, as tarefas que desempenhou, as responsabilidades que assumiu.

É outra mentalidade não é ?

Pedem também "referências", isto é o contacto de pessoas em posição de alguma responsabilidade ou com prestígio reconhecido que possam responder pelo candidato. É assim como que o inverso das "cunhas" ou mesmo como que "cunhas oficiais": toda a gente tem que apresentar "referências", estas são sobre as características do candidato que possam ser pertinentes para o seu desempenho e como que co-responsabilizam os seus autores.

Para além destes dois instrumentos, eles pedem tb um CV detalhado, habilitações e situação de saúde.

Será que aqueles instrumentos chegam como forma de selecção dos professores ou serão necessários outros ? Será que uma qualquer forma de exame acrescentaria informação útil para a contratação de um professor ?

Voilà !

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home