Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

11.3.05
 
TPC! Sim ou não?
Esta é uma matéria que, frequentemente, nos divide: aos defensores acérrimos do TPC – frequentemente frustrados nas suas tentativas de os fazerem cumprir – opõem-se outros que há muito desistiram de os marcar.
Relembro os meus tempos de escola: a minha professora de Alemão olhava frustrada para nós. Gostávamos da disciplina, mas os trabalhos de casa ficavam quase sempre por fazer. Aquelas frases para aplicação das regras gramaticais deviam ser muito importantes. A mim (e a muitos outros) não nos estimulavam e ficavam esquecidas. A vergonha nada podia contra esta situação!

Mas é preciso trabalhar!

Todos concordamos que a aprendizagem exige esforço individual. Também convergimos na convicção de que é indispensável exigir aos nossos alunos organização e disciplina na realização das suas tarefas.
O TPC não cumprirá um papel importante no desenvolvimento daquelas competências?

Antes de nos decidirmos a favor do sim ou do não parece-me importante reflectirmos sobre alguns aspectos:

Clarificação dos objectivos de cada TPC

Será que os nossos alunos compreendem a relação existente entre o TPC e o trabalho que realizam na sala de aula?
Estarão claramente estabelecidas as pontes de continuidade a curto ou médio prazo?
Ou dito de outra forma: para que serve (no ponto de vista dos nossos alunos) o TPC?

Directivas para a sua concretização

Frequentemente os nossos alunos justificam a falta de cumprimento destas tarefas afirmando que não as sabiam realizar.
Sabemos que, muitas vezes, esta justificação não corresponde à verdade: esconde a preguiça, o esquecimento...
Mas será que é sempre assim? Não acontecerá que, por vezes, os alunos, de facto, não compreenderam a tarefa? Que soluções para estes casos?

E a pesquisa na Internet...

Alguns alunos apresentam-nos um volume imenso de páginas – todas retiradas directamente de um qualquer site!
Que falha aqui? Será que podemos pedir pesquisa de informação sem darmos indicações precisas sobre o tratamento que lhe deve ser dado?
O trabalho foi feito, está bem apresentado. E a apropriação de saberes? Será que foi realizada? Que actividade propõe que permita verificar as aprendizagens realizadas?

Avaliação

As diferenças sociais acentuam-se facilmente na realização do TPC. É um aspecto a que devemos dar particular atenção para não corrermos o risco de acentuar assimetrias.
A maioria dos nossos alunos só pode contar consigo para realizar os seus trabalhos. Os pais nada sabem das aprendizagens que são feitas na Escola. Não fazem perguntas sobre os trabalhos que devem ser feitos. A Escola não faz parte do seu quotidiano.
Mas há também – e felizmente – os outros. Participam nos trabalhos dos filhos. Ajudam nas suas pesquisas. Imprimem e encadernam trabalhos.
Então, estamos a avaliar quem? Os alunos? Os pais? Os explicadores?

Concluímos considerando: o TPC pode, facilmente, assumir 2 papéis bem distintos:
mobilizador de aprendizagens e de forte participação na escola
afastamento e recusa cada vez mais acentuada do processo de trabalho

Compete-nos discutir a forma como o introduzimos nas nossas práticas, ponderando se está a ter um carácter penalizador ou se se constitui num estímulo.


Armandina Soares
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

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