Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

4.3.05
 
Transições... Pedagógicas
Aumenta a investigação a nível nacional e, sobretudo, internacional, sobre a importância das transições na vida da criança ou do jovem: da família para a creche ou jardim de infância; do jardim de infância para o 1º ciclo; da escola para o ATL; do 1º para o 2º ciclo…. do secundário para a universidade. As perspectivas ecológicas (Bronfenbrenner, 1979) têm demonstrado a importância de abordar esta temática de forma sistémica.
Podemos assumir que as transições trazem descontinuidade (Griebel & Neisel, 2003) e, portanto, podem causar perturbação emocional ou social, assim como descontinuidades na aprendizagem. Assegurar que cada transição tenha sucesso é fundamental e significativo para o bem-estar emocional da criança, mas também importante para o seu desempenho cognitivo.
A transição da criança mais pequena para o 1º ciclo implica a adaptação a uma nova cultura institucional, a integração num grupo diferente de pares, o conhecimento de outro professor. A adaptação da criança à escola é influenciada pelas suas disposições individuais, experiências e antecedentes. Implica saberes, competências, atitudes que ajudem a criança a fazer face à transição. Pressupõe resiliência e competência social e, claro, a disponibilidade para aprender que, acredito, nos mais pequenos é inata. Daí a importância da frequência do jardim de infância.
A palavra transição pode lembrar “ritos de passagem”, “atravessar fronteiras”, “rituais de instituição”. A legislação portuguesa contempla amplamente estes processos e faz recomendações claras aos professores e educadores que fala amplamente da necessidade de articulação. No entanto, uma nova conceptualização da transição – no sentido de a tornar pedagógica, isto é, potenciadora de desenvolvimento -, pede que cada vez mais se dê voz à criança (e aos pais) neste processo, para que os seus direitos sejam respeitados, no sentido de que criança se torne autora e agente das diferentes transições a que tem que fazer face.

Teresa Vasconcelos
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home