Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.4.05
 
EM ABRIL CONGRESSOS MIL
O livro também tem o seu dia


Hoje mesmo, a Biblioteca Pública de Setúbal celebra o Dia Mundial do Livro , com uma exposição de ilustrações de Danuta Wojciehowska do livro Ynari, a menina das cinco tranças e do jogo Direitos à Solta – o Jogo da Democracia a Três Dimensões ; com uma encenação do conto de António Torrado “A borracha cansada”; lançamento de Crista da Onda sobre Bocage e uma conversa com Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada; leituras de contos orientados por Natércia Fraga; encontros com vários escritores e críticos literários; e, à noite, uma encenação de poemas de Bocage por Maria Emília Correia. Ufff ! Parabéns ao livro, à Biblioteca Pública de Setúbal , à Danuta e a todos os participantes !


As linhas com que se cosem as pertenças...

Se é - ou estuda para ser - técnico de serviço social, professor ou profissional de saúde, interessa-lhe o Congresso de Serviço Social que terá lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria nos dias 28 e 29 de Abril.

Pretende-se reflectir e discutir sobre os mecanismos de exclusão social que afectam as populações mais fragilizadas, as novas exclusões sociais (etárias, étnicas, por doença...) e o papel do técnico de serviço social ; e partilhar experiências de investigação/acção no domínio da intervenção social.

Para mais informações, consultar o sítio www.css.esel.ipleiria.pt ou www.esel.ipleiria.pt.

Bolonha na Lusófona

O processo de Bolonha é o tema dominante do VI Colóquio de Ciências da Educação organizado pela Universidade Lusófona nos dias 5 e 6 de Maio. João Vasconcelos Costa tratará das implicações de Bolonha na reforma do ensino superior português; Luis Sebastião, Jorge Proença, Leonardo Rocha e Vítor Teodoro debaterão essas implicações no que se refere à formação inicial de professores. Docentes das Universidades de Lyon, Sevilla, Brno e de Milão farão o retrato da situação na Europa enquanto professores do Brasil e da Guiné-Bissau cobrirão o espaço lusófono. Paulo Sucena da FENPROF e João Dias da Silva da FNE darão a visão sindical sobre aquelas implicações nos estatutos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Carlos Alberto Torres, da UCLA (Universidade da California em Los Angeles) encerrará o Congresso com uma conferência sobre “A globalização do ensino superior e a competição entre os espaços mundiais”.

Comments: Enviar um comentário

<< Home