Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.4.05
 
A Mão na Massa
Em 1996, os franceses lançaram um programa de iniciação à Ciência para os alunos do ensino primário. Designado de La Main à la Pâte, visa promover o ensino experimental das ciências na escola primária. A concepção e iniciativa do programa é da responsabilidade do Prof. Georges Charpak, prémio Nobel da Física em 1992, e da Academia das Ciências de França, baseando-se nos seguintes pressupostos:
 Tomar em conta a curiosidade das crianças face ao mundo e as questões que elas colocam;
 Procurar com elas os elementos de resposta através da experimentação;
 Fazê-las falar e escrever sobre as questões nos seus cadernos de experiências, contribuindo assim para as aprendizagens linguísticas fundamentais.
Do ponto de vista pedagógico, o programa desenvolve-se nos seguintes passos:
1. As crianças observam um objecto ou um fenómeno do mundo real, próximo e sensível e experimentam sobre ele.
2. No decurso das suas investigações, as crianças argumentam e raciocinam, põem em comum e discutem as suas ideias e os seus resultados, constróem os seus conhecimentos, não sendo suficiente uma actividade puramente manual.
3. As actividades propostas aos alunos pelo professor são organizadas em sequências tendo em vista a progressão nas aprendizagens. Estas actividades decorrem dos programas mas deixam uma larga margem à autonomia dos alunos.
4. Um período mínimo de duas horas por semana é consagrado a um mesmo tema durante várias semanas. A continuidade das actividades e dos métodos pedagógicos é assegurada ao longo da escolaridade.
5. Cada criança possui um caderno de experiências com os registos escritos pelas suas próprias palavras.
6. O principal objectivo é uma apropriação progressiva pelos alunos dos conceitos científicos e das técnicas operativas, acompanhada por uma consolidação progressiva da expressão escrita e oral.
7. As famílias e/ou a comunidade são solicitadas a colaborar no trabalho realizado nas turmas.
8. Localmente, os parceiros científicos (universidades, grandes escolas) acompanham o trabalho da turma pondo à sua disposição as suas competências.
9. Localmente, os IUFM (escolas de formação de professores) colocam a sua experiência pedagógica e didáctica ao serviço do ensino.
10. O professor pode obter no site Internet (www.inrp.fr) módulos para pôr em prática, ideias de actividades e resposta às suas questões. Pode também participar num trabalho cooperativo, dialogando com os seus colegas, com formadores e com cientistas.

As experiências do La Main à la Pâte são absolutamente deliciosas! Não querem espreitar?

Teresa Gaspar

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