Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

7.4.05
 
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Acredito na discriminação positiva. Há situações que justificam medidas diferenciadas capazes de permitir o desenvolvimento de projectos de trabalho.
Os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) identificam zonas carenciadas e asseguram medidas facilitadoras da execução dos Projectos Educativos – enquadram-se, assim, no princípio da discriminação positiva.
O meu trabalho na Educação desde há vários anos é realizado num destes territórios. Gostaria que os meus alunos tivessem menos problemas. Infelizmente, muitos têm falta de afectos, ausência de família, fome...
Estas crianças e jovens necessitam de uma Escola capaz de minimizar condições tão adversas. O TEIP abre portas: identifica uma comunidade educativa e facilita a obtenção de respostas que permitam melhorar as condições de vida dos nossos alunos.
Considero que a principal vantagem é a possibilidade de fixação de um número considerável de professores.
É desejável que estas medidas sejam estendidas a todas as escolas? Estou de acordo. Mas, enquanto tal não for possível, espero que se continue a assumir que as situações de desvantagem exigem respostas diferenciadas.

Armandina Soares
Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

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