Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

7.4.05
 
VIII Congresso da SPCE
Começou hoje, 7 de Abril, em Castelo Branco, o VIII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação.
Na sessão de abertura, o Secretário de Estado da Educação, Prof. Valter Lemos, apresentou o sentido das linhas de acção do Ministério da Educação, interpelando a comunidade das Ciências da Educação (à qual pertence, como Professor da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e como Presidente do Instituto Politécnico, durante três mandatos intensos e dinâmicos), para a intervenção nos desígnios nacionais da elevação do nível educativo da sociedade portuguesa.
É de destacar a conferência plenária, pela Profª Maria do Céu Roldão (da ESE de Santarém), com o tema “Saber Educativo e Culturas Profissionais-contributos para uma construção/desconstrução epistemológica”.
MCR identificou três “campos de tensão” relacionados com o saber em educação:
- Entre a sociedade e a comunidade da educação
- No interior da comunidade da educação – o “saber sábio” e o “saber prático”
- Entre a comunidade da investigação educacional e a comunidade da prática educativa.
Com base na revisão de alguns campos e tendências da produção de conhecimento e do próprio desenvolvimento das práticas no âmbito da educação, esta conferência suscita àqueles mesmos da área da Educação (nós!) algumas interrogações . Refiro-me designadamente às tensões que MCR identificou no seio da própria comunidade das Ciências da Educação (directamente associada à formação de professores) e que deverão, verdadeiramente inquietar-nos.
Em breve espero poder transmitir-vos um pouco mais desta inquietação.

Por Maria José Martins

Comments: Enviar um comentário

<< Home