Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

12.5.05
 
OBESIDADE INFANTIL: UMA NOVA EPIDEMIA
Segundo a International Obesity Task Force "os níveis de excesso de peso e obesidade nas crianças do Sul da Europa são superiores aos das do Norte à medida que a tradicional dieta mediterrânica tem vindo a ser substituída por alimentos mais ricos em gordura e sal"

O excesso de peso atinge por exemplo 20% das crianças de sete a onze anos em Inglaterra e o governo de Blair já declarou guerra à fast food nas escolas.

Portugal tem uma das taxas de obesidade infantil mais elevadas na União Europeia com 30% das crianças de sete a onze anos com excesso de peso.

Por isso o Plano Nacional de Saúde 2004-20010 inclui um Programa Nacional de Combate à Obesidade. E a DECO (Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor), depois de ter realizado e publicado um estudo da publicidade emitida pelos canais televisivos RTP1, SIC e TVI, vai levar a cabo um seminário com o título "A obesidade infantil : uma nova epidemia" onde, entre outros aspectos, se serão abordadas questões relacionadas com o sedentarismo das crianças, a sua alimentação na escola e a promoção da educação alimentar.

Dia 16 de Maio 2005, das 9 h às 19 h no Auditório da FLAD - Fundação Luso-Americana, Rua do Sacramento à Lapa, 21 em Lisboa.

Publicado no jornal "A Capital" no dia 8 de Maio de 2005

Ver também no jonal Público de 12 Maio http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1222997&idCanal=58

Comments: Enviar um comentário

<< Home