Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

17.5.05
 
Revista Aprender
A partir de amanhã já poderá encontrar o quarto número da revista Aprender ao longo da vida, publicação trimestral da Associação O Direito de Aprender.

Neste quarto número poderá ler um dossier sobre Saúde numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.
O médico ANTÓNIO CARDOSO FERREIRA fala-nos da sua larga experiência de promoção da saúde e mostra como a visão do “aprender” tem de ser muito mais larga do que a que advém da leitura de livros. • Berta Nunes, médica e antropóloga, escreve sobre o papel que a medicina popular pode desempenhar no tratamento de uma doença • O economista Rogério Roque Amaro analisa as novas formulações de Saúde e Desenvolvimento que se têm proposto nos últimos 30 anos.
2005 é o Ano Europeu da Cidadania pela Educação, e MARIA EMÍLIA BREDERODE SANTOS escreve o primeiro dos artigos de diversos autores sobre este tema que a revista irá abordar ao longo deste ano.
Numa entrevista, o Professor Budd Hall, director da Faculdade de Educação da Universidade de Victoria, no Canadá, que tem estado ligado às dimensões de aprendizagem das mudanças sociais durante grande parte da sua vida, diz que tudo o que aprendeu foi fora das Universidade.
Nos anos 70, o Austríaco IVAN ILLICH era muito lido e discutido. As suas obras influenciavam todos os que queriam pensar a escola e problematizar a Educação. Hoje está quase completamente esquecido e, no entanto, as suas ideias são, em muitos aspectos, mais actuais do que nunca.Sobre o legado e actualidade de Ivan Illich conversam Rui Canário, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e Olga Pombo, da Faculdade de Ciências da mesma Universidade.
A situação da Educação de Adulltos em Portugal é abordada em dois artigos. No primeiro, ALBERTO MELO afirma que a sociedade portuguesa necessita de um forte movimento social que permita pressionar no sentido de um contexto cultural, legal e organizacional mais propício à educação de todos e à cidadania activa e participativa.No segundo, Paula Guimarães analisa o papel que a Unidade de Educação de Adultos (UEA) da Universidade do Minho tem procurado ter desde a sua criação em 1976 até hoje.
Este número da revista Aprender inclui ainda uma reportagem sobre a rádio local de Pedrógão Grande – Rádio Triangulo: O boom das rádios locais registado em meados dos anos 80 foi explicado pela novidade do veículo, a linguagem popular que utilizava e a atenção dada a temas desprezados pelas rádios nacionais. Mas, como todas as rádios locais, esta também enfrenta problemas de sobrevivência apesar de cumprir o papel de garantir aos habitantes da vila que o seu dia-a-dia pode ser notícia.
E ainda:Livros, Internet e Notícias

Comments: Enviar um comentário

<< Home