Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

18.5.05
 
Vem aí a escuridão ou será que alguma vez houve luz?
Já há tempos que se anunciava, silenciosamente, mas eis que, finalmente, através de um péssimo trabalho de uma jornalista credenciada (Rosa Pedroso Lima - Expresso), a oposição à educação sexual reentra em cena.
Através de uma peça jornalística - cuja temática poderia fazer algum sentido e até falta - a referida jornalista conseguir fazer, na última edição do Expresso - uma espécie de caldeirada 'informativa' que mistura tudo, sem clarificar nada. Dado que não é inexperiente, só pode ter sido propositado:

- refere-se a programas estatais e a manuais oficiais que não existem;
- desenquadra as estratégias propostas em manuais (que nem sequer cita) de modo a que possam ser, de facto, assutadores e fruto do trabalho de profissionais sem preparação técnica nem científica, no fundo, de mentes preversas;
- socorre-se de profissionais supostamente 'experts' e, como não sabemos como lhes comunicou as conclusões do seu 'estudo' desses documentos, estes não se fizeram rogados em classificá-los ("o exercício proposto é ridículo"; "não há contexto emocional" - Manuela Calheiros).
A mim, enquanto profissional e activista, e sem misturar o facto de ser voluntário da APF (visada claramente em toda esta estratégia), choca-me e assusta-me o caminho que está a ser traçado.

É de referir que a (eterna!) Associação das Famílias Numerosas, entre outros defensores da moral e bons costumumes, está perfeitamente atenta a tudo isto e têm já a correr um abaixo assinado contra a educação sexual e até a punição de todos os responsáveis, entre outros documentos, das 'Linhas Orientadoras', dos Ministérios da Educação e da Saúde e da APF. Se não se tinham aliado antes, a jornalista e este tipo de associações estão em perfeita sintonia.

Não sei o que pensam de tudo isto e se têm acompanhado, mas parece-me que, se estas notícias também vos preocupam, deveriam agitar-se, nomeadamente, congratulando esta senhora jornalista por ter conseguido ser muitíssimo eficaz na destruição.

Caso não tenham o jornal, poderão consultar a notícia e o seu desenvolvimento no site:
http://www.forumdafamilia.com (ficam a conhecer estas mentes brilhantes!).
Mais um blog deste género: http://faccioso.blogspot.com/2005/05/chegou-o-momento-de-dizer-no-extractos.html
Um abraço
António Manuel Marques

Comentários inquietacoes_pedagogicas@hotmail.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home