Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

14.6.05
 
... Choque tecnológico? ... Internet nas Escolas?...
Este ano, na minha Escola só conseguimos ter a Internet a funcionar durante um mês, porque um amigo se disponibilizou a lá ir e a tentar perceber o que se passava. A Internet funcionou durante um mês e ainda conseguimos que alguns dos nossos alunos, do 1º e 4º ano, participassem num IRC - «Uma conversa com o Pai Natal» - promovido pela Associação Portuguesa de Telemática Educativa - EDUCOM. Como deverão imaginar foi uma actividade muito galvanizadora para os alunos que nela puderam participar: como é que acham que crianças do 1º ano fantasiam uma conversa em directo, a distância com o Pai Natal? ... mas foi apenas uma primeira abordagem, a única neste ano lectivo ... A partir daí não tivemos mais possibilidades de participar em nenhuma actividade deste tipo, nem de tirar partido das potencialidades de pesquisa, de colaboração ou de publicação que a Internet faculta. A Internet na nossa Escola simplesmente deixou de funcionar.
Nem o facto de os concursos de professores e as respectivas reclamações se fazerem apenas através da rede, fez com que a preocupação com o efectivo funcionamento das ligações à WWW nas Escolas produzisse algum efeito.
Fomos falando com pessoas conhecidos e telefonando para a Câmara Municipal de Odivelas, mas todos nos iam dizendo que a passagem para a Banda Larga tinha destas coisas ... sempre que ligávamos para o Call Center da FCCN diziam-nos que a ligação deveria estar a funcionar, que só quando a ligação em banda larga estivesse concluida é que deixaria de funcionar a linha RDIS ... Como costuma acontecer no nosso país: a quem perguntar pela informação exacta? ... quem tem afinal as responsabilidades? ...
A meados de Maio telefonam para a escola da empresa contratada para concluir a ligação ADSL, a perguntar se no dia 30 poderia ser concluída a ligação ADSL. Ficámos esperançadas que nesse dia esta questão se resolvesse finalmente. Mas não! ... o referido técnico quando chegou à Escola não encontrou a linha analógica que a PT supostamente teria instalado e que os técnicos da Câmara teriam feito chegar à sala da biblioteca - evidentemente que não pode concluir a ligação ADSL ... A quem pedir responsabilidades? ... Onde anda o dinheiro dos contribuintes? ...
Telefonámos de imediato para o sector de Educação da Câmara Municipal, que ficou tão surpreendido quanto nós, pois a informação de que dispunham era que tudo estava operacional para se finalizar o processo, mas que iriam entrar em contacto com os serviços respectivos para averiguar do que se passa ... Sabem o que isto quer dizer, não sabem??
Estamos a duas semanas do final do ano lectivo! ... a ligação continua sem funcionar.
Não há choque tecnológico que assim resista! ... que distância entre os documentos da UE, que acabo de consultar no site da UMIC, i2010, e a forma como funciona o país real!

Não sei em quantas escolas esta situação se repete, mas sei que existem indicadores de Diploma de Competências Básicas em TIC que é necessário apresentar em Bruxelas... só estas pressões exteriores nos mobilizam e fazem apelo ao nosso brio e envolvimento profissional?

Não é por os serviços serem autárquicos, por a PT ser uma empresa pública (já nem sei se continua a ser!) ou por se trata de uma Escola do 1ºC.E.B. que os intervenientes neste processo podem ser desculpabilizados... parece mesmo que se trata de uma questão cultural: de falta de brio e de empenho de quem tem que levar a cabo determinadas tarefas desculpando-se com todos os argumentos que já conhecemos...

É também por isso que o país chegou onde chegou! Temos que aproveitar tão grave situação como uma oportunidade para melhorar muitas situações como esta, a começar pela nossa organização e pelas nossas atitudes! Continuo a acreditar que é possível trabalhar para o bem comum e para o desenvolvimento de todos, concebendo este como uma interacção permanente entre o individual e o colectivo (o social). É por isso que considero que vale a pena continuar a trabalhar por uma Escola de qualidade para TODOS! ... e é disso que se trata com a ligação e a utilização da Internet nas Escolas.

Margarida Belchior - 2005/06/12
(Professora da Esc. EB1/JI Veiga Ferreira - Famões, Odivelas

Comments: Enviar um comentário

<< Home