Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

9.6.05
 
Como Estamos de Rede Escolar?
Lembram-se do ano passado quando o ministro David Justino mandou que as escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico deixassem de receber matrículas de novos alunos para o 7º ano de escolaridade? A razão era a próxima aprovação de uma nova lei de bases da educação que fazia transitar o 3º ciclo para o ensino secundário, o que felizmente não veio a acontecer.
Mas a administração deu cumprimento à decisão do ministro e muitos pais viram-se confrontados com uma nova mudança de escola dos seus filhos, as escolas secundárias para onde os alunos foram encaminhados regressaram à velha prática do desdobramento de horários e aumentou o número de professores com horário zero nas escolas dos 2º e 3º ciclos...
E este ano, como vai ser? Quais as orientações emitidas pelo ministério em matéria de rede escolar? Se nada for feito, o tempo se encarregará de consolidar uma decisão ilegítima, contrária a todo o investimento que nos últimos 20 anos foi feita em matéria de ordenamento da rede escolar. É o reino do desperdício!

Teresa Gaspar

Comments: Enviar um comentário

<< Home