Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

18.7.05
 
Educação Ambiental
Domingo, passeio a pé pela lindíssima mata do Buçaco. Seguimos os trilhos indicados, de uma riqueza imensa em termos de património natural e histórico, e que nos conduzem a pontos de vista fabulosas. São passeios que exigem pouco esforço físico constantemente compensado pela beleza. No percurso a pé cruzámo-nos com pessoas, na esmagadora maioria estrangeiras. Nos pontos com acesso de carro e nos locais indicados para pic-nic, os portugueses abundavam.
Lembrei-me que a primeira vez que subimos ao Pico do Pico sem guia, seguimos um roteiro muito claro, escrito por um cidadão inglês e lembrei-me também as vezes sem conta que nos temos cruzado com estrangeiros nos trilhos açoreanos. É certo que já temos encontrado portugueses, mas é bem menos frequente, e é pena. É pena que grande parte dos portugueses conheça mal a paisagem ou a conheça sobretudo de carro.
Acredito que a educação ambiental deve ser desenvolvida em contacto com a natureza. “A escola sai pouco da escola” para ter contacto com o ambiente e com a cultura. Para promover o conhecimento e o gosto pela natureza...para ensinar a preservar o ambiente e o património. Para formar cidadãos activos e intervenientes. Para desenvolver competências de observação, essenciais na promoção da cultura científica.
É importante que a escola promova a educação ambiental para que as crianças adquiriram novos hábitos, seduzam os pais para novas práticas, e sejam, no futuro, mais críticas e activas no combate aos atropelos ambientais.
Ana Maria Bettencourt

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