Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

26.7.05
 
Leituras de Verão ... para todas as estações da vida!
Eis algumas recomendações de leituras de Verão para 5 estações da vida :

Para a 1ª estação que constitui o "público novo" dos menores de 3 anos : "A toupeira que queria saber quem é que lhe fizera aquilo na cabeça", Ed. Mandraka;

Para a 2ªestação - a infância - recomendo qualquer obra da Luisa Ducla Soares . A Livraria Civilização Editora está a reeditar-lhe a obra completa.

Para a 3ª estação - adolescência, juventude - recomendo a "Guerra e Paz" de Leão Tolstoi que está a ser traduzida directamente do russo e publicada pela Presença.

Para a 4ª estação - a idade adulta - o VIII volume da História de Portugal coordenada por José Matoso, intitulado "Portugal em Transe" e da autoria de José Medeiros Ferreira (e aqui claro que tenho de fazer uma declaração de interesses...)

Para a 5ª estação - maiores de 60 anos - a biografia de Pierre Auguste Renoir pelo seu filho Jean Renoir e intitulada "Pierre Auguste Renoir, meu pai" e editada pela Bizâncio.

Em próximos posts fundamentarei estas escolhas e desenvolverei o tema dos "novos públicos" (os menores de 3 anos e os maiores de 60).

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home