Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

27.7.05
 
Um novo público : os menores de 3 anos
As crianças com menos de 3 anos quase não existem em termos de brinquedos e livros. É tudo para maiores de 3 anos ! E, no entanto, a partir de um ano uma criança consegue reconhecer uma emoção, seguir um fio de história. É a minha experiência.


Cá em casa o primeiro livro a fazer sucesso era um daqueles que se desdobram e vão revelando imagens inesperadas : no nosso caso, a inofensiva rãzinha da capa ia-se transformando em tartaruga, lagarta, dinosauro... até chegar a um terrível, um tenebroso, um enorme crocodilo, com uma grande boca e muitos dentes afiados. Ui que medo ! E o medo ia sendo ultrapassado pela repetição e pelas gargalhadas.

Depois foi a história de um esquilo que não lavava os dentes e ai, ai, ai , chorava o esquilo agarrado à bochecha com uma grande dor de dentes que, claro tratada por um esquilo dentista, acabou por passar (também deixou a mensagem de que é preciso lavar os dentes o que é bom mas aqui para o caso nem era o mais importante !)

Com o passar dos meses, as histórias vão-se tornando um bocadinho mais complicadas. Isto para além daqueles livros mais de observação de imagens e de reprodução de situações do quotidiano que ajudam a desenvolver o vocabulário e a estruturar o dia-a-dia.

Agora (22 meses) a grande paixão é "A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça". Aqui a emoção -reconhecível e exteriorizável como as anteriores - é a zanga. A toupeira está zangada porque quando ia a sair de casa debaixo da terra alguém lhe fez "aquilo" na cabeça. E, nuns desenhos deliciosos, a toupeira vai confrontando diversos animais com a sua pergunta e aprendendo como são diferentes os "cócós" - tratando assim com humor um problema desta idade em que se começa a tentar deixar as fraldas.

Ou seja : há um "público" com menos de 3 anos com exigências próprias mas capaz de apreciar muitíssimo livros que correspondam a essas exigências e a outras que têm a ver com o lado "físico"dos livros (tamanho, tipo de papel, etc.)

Ah e atenção : A editora da "Toupeira" é KALANDRAKA e não o nome que erradamente lhe dei no post anterior.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home