Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
9.8.05
E a 5ª estação é um novo público também !
A 5ª estação da vida corresponde aos seniores, aos maiores de 60 ou 65 anos, reformados, a quem os poderes, públicos e privados, têm vindo a tratar, nos últimos anos, como um "fardo social", uns inúteis, uns parasitas...
Na realidade constituem um grupo social que, para além de experiência, saber e por vezes sabedoria, gozam de duas imensas riquezas : tempo e a consciência da precaridade da vida.
Por isso concentram-se mais no importante do que no urgente (para retomar uma problemática de Vergílio Ferreira) e retomam a procura do sentido da vida. Interessam-se por aprender (em 2005 estão registadas, em Portugal, 65 universidades da 3ª idade e academias senior), pelo reencontrado puro prazer de aprender. Como é que as Universidades, sobretudo os cursos de Letras e de Ciências Socias e Humanas, ainda não descobriram este novo público e não se dedicaram a servi-lo ? Como é que a televisão, sobretudo a televisão pública, ainda não descobriu este público potencial para elevar a qualidade dos seus programas de dia ?
Quanto aos livros, escolhi para esta 5ª estação uma biografia do grande pintor Pierre Auguste Renoir escrita pelo seu filho, o realizador cinematográfico Jean Renoir e editada pela Bizâncio. Escrito com uma grande ternura e uma preocupada procura da verdade, creio que este livro "Pierre Auguste Renoir, meu Pai" é apropriado a quem está pronto para se lançar na compreensão de si e dos outros e na aprendizagem da felicidade pela via do enriquecimento interior .
E com este livro termino as minhas recomendações de leitura para 5 estações da vida que corresponderam a cinco géneros diferentes : conto, poesia, romance, ensaio histórico e biografia.
Dado o feliz prolongamento da longevidade humana, esta 5ª não será provavelmente a última estação ! Mas foram estas cinco as que me foram inspiradas pelo programa de Bárbara Guimarães na SIC Notícias - "Páginas Soltas" - que irradia o gosto pela leitura entre telespectadores das cinco estações da vida.
Maria Emília Brederode Santos