Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

27.8.05
 
Escola pública: a opção impossível para muitos pais

Foto: Ana Maria Bettencourt

Escola pública: a opção impossível para muitos pais


É frequente ouvirmos as famílias portuguesas lamentarem-se por não poderem optar pela escola pública ao nível do 1º ciclo. Gostariam de o fazer, mas os horários são impossíveis para pais que trabalham.
Os horários de muitas escolas públicas são ainda em part-time, com graves prejuízos para as crianças, que ficam sujeitas a ritmos de trabalho incompatíveis com as necessidades de aprendizagem.
Este é um dos principais obstáculos à liberdade de opção.
Grande parte das situações de regimes duplos não pode ser justificada por falta de espaços escolares, nem tão pouco por falta de professores. Justificam-se pela indiferença e incapacidade de pensar o direito de todos à educação.
A qualidade da escola pública e o combate às desigualdades terá de passar por uma escola a tempo inteiro, onde existam condições para aprender, apoios, vida cultural, cantinas, educação física.
Como é possível que a administração educativa e algumas autarquias pensem o futuro, sem equacionar e mudar este estado de coisas? Como é possível que durante anos e anos a escola pública em part-time fosse considerada normal e aceitável?
É tempo de repensar esta situação. O Governo apresentou propostas neste sentido. Será que vai conseguir dar passos seguros? E, já agora que as eleições autárquicas estão à porta, seria bom que a pressa em mostrar obra não se traduzisse unicamente no arranjo dos espaços públicos.
Esta deveria ser a prioridade para todos os candidatos..
O futuro passa sobretudo por uma educação de qualidade para todos.

Ana Maria Bettencourt


Comments: Enviar um comentário

<< Home