Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

20.8.05
 
O Museu da Escola
Que é feito do nosso Museu da Escola ? Alguém sabe ? Alguém viu ?

Em Ljubljana aproveitei para visitar o Museu da Escola Esloveno : foi fundado em 1898 e é "o museu mais antigo da Eslovénia especializado numa esfera específica da criatividade humana" !

Nasceu "como resultado da crescente consciência dos professores da sua identidade profissional e nacional" e a iniciativa partiu de um professor do ensino primário com a intenção de preservar e mostrar a história das escolas e do trabalho dos professores na Eslovénia. Extinto em 1912, ressurgiu em 1938 com o principal propósito de coligir materiais sobre a história das escolas primárias e secundárias em território esloveno. Em 1951 reviu-se este conceito de base criando-se, no museu, três unidades : a recolha e exposição de materiais, a biblioteca, e os arquivos/documentação. Além disso alargou o seu âmbito a todas as instituições que tivessem a ver com a educação. Tornou-se "o centro de documentação para a história da escolarização" em 1960. De então para cá desenvolveram-se muitas outras actividades, desiganadamente de formação.

Quando lá estive ainda pude ver os restos de uma exposição sobre Disciplina (e porque decorria na cidade uma Conferência Internacional sobre Violência contra as Crianças) e de uma "aula ao vivo" em que actores e futuros actores encenavam aulas de determinados períodos.

Segundo as responsáveis há dois anos estiveram lá representantes da Galiza que foram estudar o Museu para depois fundarem o seu, o que teria já acontecido.

E o nosso Museu da Escola ? Alguém sabe ? Alguém viu ?

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home