Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

29.8.05
 
Onde Pára a Meteorologia?
No regresso de férias não posso deixar de partilhar uma inquietação que me acompanhou ao longo de todo este mês de Agosto em que dia após dia vimos o país arder. As reportagens das televisões mostravam cenários arrepiantes, as casas em perigo, o fumo asfixiante, as pessoas tentando lutar com os seus rudimentares recursos ao fogo que tudo consumia. Os meios técnicos pareciam nunca chegar a tempo e horas, a disponibilidade de aviões e helicópteros sempre dependente de concursos que não se realizaram ou de procedimentos que demoravam a dar resultados, os bombeiros exaustos, dando o seu melhor, mas a quem parecia faltarem conhecimentos especializados de combate e impotentes perante a intensidade do fogo procuravam proteger pessoas e casa... No final, uma outra pequena entrevista a meteorologistas que teciam comentários vagos ao estado do tempo e suas previsões, se as temperaturas teriam tendência para aumentar ou diminuir nos dias seguintes. Não me lembro de ter visto uma única fotografia de satélite, um mapa ou qualquer outro suporte de informação que justificasse as previsões, que introduzisse alguma racionalidade, que explicasse o efeito de correntes, de massas de ar, de ventos sobre o nosso pobre país!
A razão dos fogos que os media nos transmitem é assim obra de criminosos, de pirómanos, de interesses obscuros de madeireiros e de construtores, de particulares que não limpam as suas matas, de um sem número de delinquentes que ajudados pela canícula deleitam-se a brincar com o fogo... Claro que é bem possível que os haja, mas a verdade é que mal as temperaturas descem, as coisas acalmam!
Por isso a informação meteorológica é importante. Ela introduz racionalidade científica à conjugação dos elementos, permite-nos entender as variações que vão ocorrendo no estado do tempo e as condições a que vamos estar sujeitos. Penso que o facto da CNN, da Sky e tantos outros canais de televisão estrangeiros darem grande relevo à Meteorologia tem a ver com essa coisa essencial das sociedades civilizadas que é compreender a natureza ...nós por cá parece que nos bastam as explicações mágicas e as razões expiatórias.
Vamos pedir à RTP que apresente boletins meteorológicos como deve ser?

Teresa Gaspar

Comments: Enviar um comentário

<< Home