Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

23.8.05
 
A propósito da subida ao Pico da Ana Maria Bettencourt… o contraste da descida aos infernos dos fogos nas serras do Portugal peninsular!


Portas de Ródão Foto: Margarida Graça



A propósito da subida ao Pico da Ana Maria Bettencourt… o contraste da descida aos infernos dos fogos nas serras do Portugal peninsular!

Para cada vertente de serra ardida (como as da Estrela, do Açor ou do Alvão), cada vale de rio (como o Zêzere), interroguemo-nos sobre quantas pessoas já a caminharam.
Quantas pessoas? Para subir e descer, para desfrutar essas vertentes, para reconhecer as plantas, as folhagens, a sobrevivência delas, umas mais agrestes outras mimosas, os fios de água ou os mais grossos caudais, os bichos voadores ou os que correm ou os esquivos ou os que mordem, os que cantam, os que transportam pólen ou os que transportam sementes, as rochas mais escuras, as rugosas, as pedras roladas, as aguçadas, as várias cores da terra, as cores de húmus a as de caliço, enfim as formas da vida....

E será também de as caminhar depois do fogo, como em homenagem, mas também para aprender a conhecê-las, porque cada espécie tem um modo próprio de morrer. Pois as árvores ardem todas de maneira diferente, e os pássaros, as abelhas, os coelhos, os javalis, as ovelhas e as cabras sofrem os seus dramas com o fogo e a seca, consoante os seus modos de viver…
E também, depois do fogo, com as cinzas, ver toda a vida em luto, mas esperar para ver como das cinzas se renasce, de novo com os seus modos próprios, brotando as forças vitais, com a chuva, ou a partir das profundezas, por esses campos sofridos…

Neste início de ano escolar, tão perto das dores dos incêndios, um desafio para as escolas se empenharem em todas estas formas de vida e de morte, nas terras a que pertencem, as terras em que vivem (porque é de vida que se trata)!

Será que em cada concelho haverá edições respeitantes ao património natural, que ofereça enquadramento para trabalhos das crianças e dos jovens? E que contributo poderão as escolas dar para que se produzam materiais úteis neste domínio?


Aqui vão algumas referências sugestivas, aqui à mão, sem fazer buscas nenhumas.
- Educação Ambiental: guia anotado de recursos. Manuel Gomes (Coord.).Editores: IIE / DEB / DES / CCPES, 1ª Edição: Maio de 2001 (Colecção: Materiais de apoio ao currículo.).
Trata-se de um instrumento auxiliar da prática de Educação Ambiental, identificando recursos em diferentes suportes, para o desenvolvimento práticas educativas e de projectos nesse domínio, viabilizando o seu carácter de interdisciplinaridade e de transversalidade e o seu papel na Educação para a Cidadania
Consulta em linha - http://www.deb.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/cmac01/index.htm

- Manuel Gomes (2002) Itinerários Ambientais. Percursos e Formação. Lisboa, Ministério da Educação

Regista e descreve um projecto desenvolvido desde 1998, no âmbito do Instituto de Inovação Educacional (infelizmente extinto em 2002), que gerou a constituição de redes de escolas, em locais tão diversos como Portimão, Ribeira Grande (S. Miguel), Lages do Pico, , Mira, Cascais, Campo Maior, Olivais (Lisboa), Sernancelhe, Montalegre…), para desenvolver projectos de Educação Ambiental, com base na realização de itinerários a partir da realidade ambiental de cada uma das escolas.

- Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada Há Fogo na Floresta (com ilustrações de Pedro Mendes) (2005) Lisboa, Público
Duas histórias passadas na floresta portuguesa, abrindo para o conhecimento de plantas e animais e para procedimentos de protecção da floresta, os cuidados básicos para evitar incêndios e o que fazer para dar o alerta em caso de fogo ou outro tipo de ameaça.

Na foto, uma região já muito fustigada pelos fogos, ainda preservada neste local, em vias de classificação como área protegida: O Rio Tejo nas das Portas de Ródão, vista da margem Norte para o Alentejo. (foto de Margarida Graça)
-Inserido por Maria José Martins, 23.08.2005

Comments: Enviar um comentário

<< Home