Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

28.10.05
 
Espaço de debate regressa ao Ministério da Educação
Dia 25 de Outubro a DGIDC (sigla impossível que corresponde a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular) inaugurou, no seu auditório (Av. 24 de Julho, 140),
uns "Diálogos em torno da Educação" que, como sublinhou a directora Cristina Paulo, marcam o regresso de um espaço para debates no Ministério.

Desta vez o tema foi "Práticas de cidadania nas escolas" e o pretexto o lançamento do livro "Conhecimentos, concepções e práticas de cidadania dos jovens portugueses : um estudo internacional" que é o último do estudo coordenado por Isabel Menezes para o IIE e com técnicas do ex-IIE desde 1994, segundo creio. Ou seja : é um dos raros exemplos de um estudo continuado e aprofundado ao longo de mais de uma década.

Isabel Menezes expôs, com a vivacidade e clareza habituais, as principais conclusões e recomendações do estudo e a nossa "inquieta" Maria do Céu Roldão comentou-as com a sua perspicácia e "verve".

Seguiu-se um debate sobre práticas de cidadania nas escolas em que participaram Maria do Sameiro, da Escola Secundária José Gomes Ferreira,muito numa perspectiva de Formação Pessoal e Social; Teresa Ximenes, da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, mais pela Filosofia e pela Ética; e José António Oliveira, da Escola Básica 2,3 Damião de Góis revelando a necessidade que muitos professores sentem de seguirem um programa e manuais na sua abordagem da Formação Cívica. Enquanto moderadora, tentei sobretudo encontrar ou introduzir relações entre a teoria do estudo e a prática destes professores e que essa relações fossem nos dois sentidos. Isto é : creio que aprendemos todos muitíssimo tanto com a teoria de um estudo tão longo e completo como este como com a prática destes professores, também ela bem reflectida e complexa !

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home