Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

26.10.05
 
A INOVAÇÃO QUE (NAO) EXISTE NAS ESCOLAS
Começámos a ouvir falar dele/s aí por 1994, por causa de uma "comunicação em rede" ligando centenas de meninos de jardins de infâcia do Alentejo - usando um sistema como o dos rádio-taxis.

Antes já tinham criado uma rede de centros de formação em torno dum centro de recursos de educação pré-escolar de Portalegre.Como nessa altura ter equipamento audio-visual nos J.I. era uma miragem, juntaram-se para conseguirem tê-lo no centro de recursos. E começaram um projecto de formação cooperada, ainda sem acreditação.

Depois foi o projecto Aproximar, como forma de quebrar o isolamento, e o alargamento profissional da rede aos professores do 1º ciclo, e a experiência-piloto da internet nas escolas. E tudo numa "aprendizagem vulcânica" em que todos - alunos e professores - aprendiam tudo ao mesmo tempo. Hoje têm uma rede mundial de difusão, emitem "uma história por dia", do escritor António Torrado, para todo o mundo lusófono e tornaram Portalegre "distrito digital".

Resolveram celebrar 10 anos de projectos com umas Jornadas Pedagógicas (v. programa no link). E, tão simpáticos, agradeceram às pessoas e às instituições que os apoiaram atribuindo-lhes o título de sócios honorários da Apena (Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo). O IIE, através da Teresa Fonseca(do projecto Educação e Media) e de mim, foi recordado no seu papel de apoio à inovação nas escolas, a tal que o ministro da educação de Durão Barroso disse, um dia, que "não existia" - o que o professor Francisco Pacheco e a APENA se encarregam de contrariar.
Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home