Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

28.10.05
 
Um dia Pina perguntou
Também no dia 25 de Julho mas à noite participei num outro debate interessantíssimo. A proposta veio de Ana Galvão Lucas e da sua equipa, do projecto Escola Criativa da Câmara Municipal de Cascais e do Serviço Cultural e Educativo da Fundação D. Luis I - Centro Cultural de Cascais : partir dum documentário sobre Pina Bausch para uma reflexão sobre o saber ouvir(-se) e sobre Educação. Vasco Wellenkamp e Cláudia Galhós pela dança, David Rodrigues e eu pela educação e um público animadíssimo.

O documentário chamava-se "Um dia Pina perguntou" e é sobre as respostas dos bailarinos - suscitadas pelas "verdadeiras perguntas" de Pina - que ela vai construindo a sua dança/teatro. Por isso a minha reflexão andou à volta da "arte das perguntas" no professor, no seu interesse pelo aluno como pessoa, na relação que estabelece ou não - e como tudo isso é parte, condição, andaime do processo de construção do saber e do desenvolvimento mútuo.

Como aprendemos a ouvir-nos ? perguntou uma professora. "Ouvindo os outros"... "Fazendo o silêncio"... "Dando-nos espaço..." "Através da arte..."

Mais uma vez a educação pela arte... Faz falta não é ?

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
Vim aqui ter quando estava à procura de blogs sobre educação. O que tenho a dizer não tem nada a ver com este post. é simplesmente um pedido de ajuda a quem está mais ligado ao Ensino Secundário. Conheço uma menina recém-licenciada em qualquer coisa ... Francês e Português, que foi ontem colocada, mas vai ter de leccionar "Comunicação e Difusão" ao 12º ano. Está em pânico porque não há livro, nunca estudou isto, não sabe resolver os exames que os alunos terão de resolver... Alguém pode ajudar? Ou alguém conhece alguém que conheça alguma bibliografia sobre o assunto?
Agradeço que todas as contribuições me sejam enviadas para: homoclinica@yahoo.com
 
Se me permite o atrevimento de um comentário... a educação não é ela uma arte? Guardo desde jovem professora uma frase de William James: A Educação nunca poderá ser uma ciência porque é uma arte.
(Claro que hoje esta frase não é adequada, pelo tanto que se deve à investigação em educação, na psicologia da aprendizagem, etc., etc., mas guardo a frase na memória)
 
A educação pela arte há-de voltar, e talvez então se lembrem da Madalena Perdigão.
 
Em resposta ao comentário/pedido de informação de "homoclinica" diria que talvez seja útil a essa professora de "Comunicação e Difusão" (?) consultar o sítio da actual DGIDC (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação)onde ainda estão dispon´veis muitos materiais de Educação para os Media do ex-IIE.
 
Enviar um comentário

<< Home