Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

18.11.05
 
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - I
Dia 15 de Novembro celebrou-se, no Ministério da Educação, o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa com o lançamento de um video e um DVD com três histórias tradicionais contadas em LGP e narradas em off e de um CD com um Jogo das Cores feito especialmente para crianças surdas.

Depois da apresentação dos materiais, feita pelos seus autores (cujos nomes constam da ficha técnica que será objecto de ou -tro post)e pela responsável do serviço de Ensino especial, Dra. Filomena Pereira, numa sessão presidida pelo Dr. Carlos Rodrigues, coube ao Professor Alexandre Castro Caldas e a mim mesma comentar esses materiais. Como são bons foi um gosto !

Pude recordar o caminho percorrido desde que as línguas gestuais eram línguas escondidas, clandestinas, mesmo proibidas (1880) até aos anos 60 nos EUA (com a publicação do estudo de William Stockoe demonstrando que as línguas gestuais dos surdos eram verdadeiras línguas, dotadas de dupla articulação), um pouco mais tarde na Europa e depois do 25 de Abril em Portugal.

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home