Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

21.11.05
 
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa II
Recordei o caminho percorrido desde que a Língua Gestual Portuguesa era proibida e sobrevivia clandestinamente até ao 25 de Abril quando uma nova cultura de respeito pela igual dignidade de todos os seres humanos e de reconhecimento do direito à diferença criou um clima propício à aceitação e promoção da LGP.

Símbolo dessa nova atitude foi o aparecimento do quadradinho no écran da televisão com a intérprete gestual traduzindo as notícias para os surdos. Mas a história do acesso dos surdos à informação da televisão é uma história de pequenos avanços e muitas interrupções : em 1980 a intérprete gestual foi mandada para casa esperar instruções... A LGP reapareceu, em 1990, nalguns segmentos da "Rua Sésamo" onde um menino surdo contava a outras crianças histórias que eram também traduzidas oralmente. A interpretação gestual reapareceu depois nalguns programas infantis e em 1995 nalguns programas de Informação e no Acontece. Em 2003, um protocolo entre o Estado e as 3 empresas de tv obriga a um certo nº de horas de interpretação gestual e de teletexto. Como dizia o Presidente da Associação Portuguesa de Surdos "Somos diferentes mas a tv é de todos".

Ora parece-me que apesar de tudo, de todas as insuficiências e insatisfações, apesar de paragens e recuos, tem havido, na Educação, um desenvolvimento continuado no reconhecimento da importância da LGPcomo 1ª língua das crianças surdas profundas.

Ou seja : a Educação e a Escola nem sempre estão atrás das outras instituições sociais, pelo contrário, muitas vezes desempenham até um papel pioneiro e uma maior persistência nas respostas encontradas.

Outra ideia importante é que, neste domínio como noutros em que estejam em causa a defesa dos direitos humanos e dos grupos e indivíduos mais desprotegidos, por muitos recuos e paragens que se verifiquem, há, apesar disso, um avanço claro, um progresso .

A Língua Gestual Portuguesa é hoje um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa : no cap.III, sobre Direitos e Deveres Culturais, no art. 74 sobre o Ensino e o Direito ao Ensino e à Igualdade de Oportunidades de Acesso e de Êxito Escolar, o pto 2-h) diz que "incumbe ao Estado... proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e de igualdade de oportunidades".

Comments:
penso que deviamos continuar a investir na melhoria do tratamento desta deficiência pois não é por ter nascido com um mau desenvolvimento ou por causa de um acidente que uma pessoa desvaloriza-se na sociedade actual
 
Enviar um comentário

<< Home