Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

6.11.05
 
A escola a tempo inteiro: a experiência de uma Escola Básica Integrada (3) *
“Encontrei uma fórmula que contempla o número de turmas e a diversidade curricular do serviço distribuído a cada professor, sendo variável o número de horas da componente não lectiva, a marcar por cada professor.
Com a bolsa de horas resultante, o Conselho Executivo organizou diversas actividades: assegurar as substituições em casos de faltas, apoios direccionados a alunos devidamente identificados nos conselhos de turma de Julho, tutorias e actividades de pesquisa e leitura orientadas no Centro de Recursos.
Assim, os professores estão distribuídos por várias actividades, com as respectivas horas marcadas no seu horário.
Preparámos de modo cuidado a organização das substituições: foi solicitado aos departamentos curriculares que encontrassem propostas de abordagens lúdicas, articulando e contextualizando diversos saberes, como estratégia para "ganhar" os alunos, levando-os a perceber o porquê e para quê das aprendizagens a realizar nas diversas disciplinas.
Quando não houver necessidade de substituições, por não faltar ninguém, os professores a quem está atribuído esse serviço estão no Centro de Recursos, preparando actividades para as substituições nas diferentes áreas do currículo, de acordo com as propostas dos respectivos departamentos.
A definição das horas a marcar foi feita pelo órgão de direcção. As actividades e sua organização foram discutidas em Conselho Pedagógica.
No 1º ciclo, como não temos horas que cheguem para substituir quem falta, pois cada professor marcou 3 h da componente não lectiva, dão apoio individualizado a alunos com dificuldades de aprendizagem ou que não têm a Língua Portuguesa como 1ª língua.
No que diz respeito ao ensino do Inglês, a professora foi contratada pela Associação de Pais. Mesmo assim, e de acordo com o protocolo que temos com a Associação, ela é orientada pela coordenadora do Departamento de Inglês, não estando, no entanto, presente nas reuniões.
Balanço deste curto tempo: é visível que a escola está muito mais calma e nunca conseguimos ter tantos apoios e em grupos tão pequenos (2 ou 3 alunos).
É de notar que a escola está sobrelotada (tem 680 alunos e devia ter 400), funciona de manhã à noite, o que em muito dificulta este trabalho, pois o único espaço que temos para substituições é a sala do professor que falta (o que por si só é pouco motivador para os alunos) mas tenta-se ultrapassar isso, procurando actividades que os envolvam. É o desafio...”

Teodolinda Boucinha
Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica

* Publicado no Jornal de Letras - Educação a 27 de Outubro de 2005

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