Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

5.11.05
 
A escola a tempo inteiro: Um novo mandato do professor (2)*
O testemunho de um agrupamento de escolas na periferia de Lisboa

“No início do ano escolar os Conselhos Executivos do Concelho reuniram-se e decidiram marcar, para os professores do 1ºciclo e educadores, mais 4 horas por semana. Para os dos 2º e 3º ciclos, além dos 2 tempos que já estavam previstos pela redução dos tempos de 50 para 45 minutos, mais três tempos.
Na EB 2,3 constitui-se assim uma bolsa de professores (cerca de 63 em 112) que cobre todo o horário da escola, com três professores para promoverem actividades de substituição nos tempos de falta.
Nos restantes tempos, os professores desenvolvem actividades de apoio específico aos alunos: Oficina de Língua Portuguesa para alunos que não têm o português como língua materna, Oficina de Matemática, e ainda actividades na área das Artes Visuais e da Música. Alguns destes tempos são usados para coadjuvar a monodocência no 1º ciclo e nos Jardins de Infância.
Nas EB 1e JI que funcionam em regime normal, os professores fazem prolongamento de horário nalguns dias. Para os outros dias, os pais estão a organizar-se para o assegurar. Nas EB1 em desdobramento, fazem actividades de substituição e apoio individualizado a alunos com dificuldades.”

Nuno Santos
Agrupamento de Escolas de Vialonga

* Publicado no Jornal de Letras - Educação a 27 de Outubro de 2005

Comments:
O que é importante é o professor não dar só aulas. O importante é o professor perceber que está numa comunidade e que tem um papel a desempenhar fora do tempo lectivo, fora da sala de aula.
O grave é que não nos pagam para isto e a Srª Ministra da Educação é perita nestas "poupanças"-veja-se a argumentação utilizada para não pagar aos professores que corrigiram as provas nacionas do básico.
E o mais grave é os professores mesmo assim baixarem a garupa e...obedecerem
 
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