Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

21.11.05
 
"Ninguém nos ouve"
Já que estou em maré de aniversários, deixem-me que vos conte que hoje se celebrou o 16º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Foi uma iniciativa do Comité Português para a UNICEF e da Câmara Municipal de Sintra e consistiu num Plenário de Crianças de 5 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho - Casa Seis, SOlami, Associação Juvenil Ponte, Centro de Bem Estar Social de Queluz e Creche Sempre em Flor - parceiras de um programa intitulado Cidadania, Direitos e Responsabilidades das Crianças.

Nesse Plenário as crianças dirigiam perguntas à Directora Executiva do Comité Português da Unicef Madalena Marçal Grilo, ao vereador Lacerda Tavares, ao Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas Rui Marques, à representante da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens Vera Figueiredo e a mim, do Conselho Nacional de Educação.

As perguntas que me foram dirigidas vinham da Associação Juvenil Ponte e foram as seguintes :

- "Por que é que há professores que ralham e gritam por tudo e por nada ?"

- "Por que é que na escola decidem, por ex. sobre as regras da sala de aula, ou do recreio e outros espaços, sem nos ouvirem ?"

À 2ª pergunta gostei de responder mas com a 1ª vi-me aflita. Que é que vocês, leitores amigos, diriam às crianças ?

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
gosto muito de saber que a posso ler por aqui. Encontrei-a por acaso. Digamos que há acasos felizes!
Também assinalei o aniversário da D D C lá no meu cantinho. Propus, na minha escola, ao Coordenador da Biblioteca que se divulgasse o texto da Declaração.
Continuarei a passar por aqui!
 
Acho-a muito doce a tratar das questões da educação.Mas creio que só em sociedades muito ricas tanta proteção é possível
 
Não sei porque é que há professores que gritam por tudo e por nada. Talvez porque ficam irritados quando os alunos não reagem com eles esperam, e não se sabem controlar.
Mas gostava de saber porque é que os alunos só sabem falar aos gritos, quer nas aulas quer fora delas.
 
Enviar um comentário

<< Home