Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

2.11.05
 
Ranking
Muito se tem falado de rankings ultimamente.
Seria bom pôr alguma lógica na discussão:
1) Não interessa nada dizer que não se tem em conta, nos rankings, as condiçoes do meio social onde a escola se insere. É relativamente fácil, do ponto do vista estatístico, introduzir o factor de correcção adequado.
Faça-se isso de uma vez por todas.
2) O que ainda ninguém referiu é que também é muito importante indicar a taxa dos alunos, em cada escola, que vão a exame e fazê-la pesar no ranking.
É que uma escola que realmente trabalha, dá as respostas adequadas aos alunos e, portanto, a taxa de alunos que vão a exame é superior a uma outra,em semelhantes condições sociais, que, pura e simplesmente, só exija.
Não ter isto em conta é só medir a saída sem se saber como foi conseguida.Um ranking bem feito só pode ser útil. Ninguém ganha com impressões e sensações.
Já agora e a talho de foice. Porque é que não foi publicado o ranking das escolas nos exames nacionais do ensino básico?


João Rangel de Lima

Comments:
Já agora e a talho de foice. Porque é que não foi publicado o ranking dasescolas nos exames nacionais do ensino básico?
----------------------------
Ora porquê? Se fossem publicados lá se iam os argumentos dos anti ranking.
 
Enviar um comentário

<< Home