Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

31.1.06
 
O OLHAR DO OUTRO
Fui ontem ver, no Café-Teatro da Comuna, a leitura encenada da peça O Olhar do Outro (a estrear em Setembro) com direcção da Isabel Medina.

O texto (que vai ser um espectáculo também de música, dança e canto) é de uma extrema actualidade : trata dos imigrantes e foi construído com base em cerca de 400 entrevistas a imigrantes em Espanha e Portugal e a associações de acolhimento, bem como em análises de notícias da comunicação social e estudos sobre o assunto.

A abordagem escolhida foi tb de grande originalidade e delicadeza : através do olhar duma criança - das suas dúvidas, das suas inquietações, das suas memórias pavorosas mas também da sua inabalável esperança. E as histórias que se contam (da autoria do marroquino Rachid Mountasar) entrelaçam-se com o racionalismo mais pragmático e europeu da Isabel Medina e o olhar dramatúrgico do francês Jean-Luc Paliès, criando-se, apesar das seis mãos que o escreveram, um texto único de grande força dramática.

Num momento em que, nas escolas portuguesas, há alunos de 120 nacionalidades, falantes em casa de 80 línguas diferentes (segundo estudo da DGIDC/ME de 19 de Dez. de 2005), o tema do olhar do outro é, obviamente, de uma enorme actualidade e relevância. Claro que o seria sempre e de qualquer modo ...

Maria Emília Brederode Santos

Comments:
E sobre o debate que se seguiu não diz nada?Não achou o marroquino um pouco oficioso?e o texto demasiado espanhol? Em Portugal os imigrantes não entram pela praia.
 
Enviar um comentário

<< Home