Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

6.1.06
 
Três desejos para 2006
Três desejos para 2006

Que sejamos capazes de reduzir a distância entre aquilo que pretendemos para a educação - uma educação que garanta que todos os alunos aprendem, trabalham mais e desenvolvem o gosto pelo estudo – e aquilo que a escola efectivamente faz.
Que sejamos capazes de construir progressivamente uma escola mais eficaz para aqueles que encontram dificuldades. Andámos anos a tentar assegurar que todos os alunos “recebam” todas as aulas estipuladas no currículo... o que é obviamente essencial....o pior é que nos esquecemos de garantir as condições para o bom funcionamento de uma Educação para Todos ...e muitos foram ficando e continuam a ficar pelo caminho.

Que sejamos mais humildes nos nossos discursos sobre a educação e sejamos capazes de reconhecer que o caminho para que as pessoas, de todas as idades, aprendam, no sistema formal e no quadro da educação ao longo da vida, é difícil de encontrar e percorrer e implica estudo, apoio à inovação, pesquisa, formação de professores, medidas de política, meios. Ninguém detém uma solução miraculosa . Como em todos os domínios, o estudo é essencial.
A mudança tem de ser feita de pequenos passos, mas com estudo da realidade e acompanhamento dos professores e das escolas. “O estado do debate sobre a escola entre críticas injustas e anúncios imprudentes indica imaturidade das nossas democracias, que preferem mudar de governos ou de políticas em vez de aceitarem que as reformas se atacam pacientemente e rigorosamente a problemas muito difíceis de controlar” P. Perrenoud

Que as crianças e jovens portugueses tenham mais oportunidades culturais. É triste ver como a escola dificilmente sai de si própria para conduzir os alunos a experiências sistemáticas de contacto com a natureza, os museus, outros países e culturas. Experiências onde aprendam a compreender o mundo e a intervir nele. É triste ver o contributo da escola para a formação de gerações de crianças e jovens indiferentes à cultura, que suspiram por bens de consumo inúteis...

Ana Maria Bettencourt

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