Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

7.1.06
 
Uns parabéns, um desejo e uma pergunta para 2006
Primeiro, os parabéns por uma nova publicação: O boletim dos professores . É bonito, tem uma paginação agradável que permite uma boa leitura, artigos curtos, interessantes e úteis : sobre o Relatório da OCDE sobre Educação , as alterações introduzidas neste ano lectivo, a escola do 1º ciclo "a tempo inteiro", o programa de generalização do fornecimento de refeições escolares a todos os alunos do 1º ciclo, o de generalização do Inglês no 1º ciclo, a formação contínua a Matemática, o acompanhamento da reforma do Secundário, a Iniciativa Novas Oportunidades, a expansão da Rede de Centros RVCC nas escolas secundárias... tudo isto numa dezena de páginas e ainda notícias e informações sobre a aposentação dos educadores de infância e professores do 1º ciclo. É uma publicação da responsabilidade da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e que se destina a "informar os professores, os conselhos executivos (...) sobre as orientações e prioridades estabelecidas..."

Agora o desejo :
. que a sociedade portuguesa pudesse sentir satisfeitas as suas necessidades básicas e passasse a desejar aprender, cultivar-se, desenvolver-se e criar.
. que a televisão, parafraseando Eco, deixasse de embrutecer os cultos e passasse a cultivar os brutos.
. que a escola fosse um local de aprender a pensar, a conviver e a realizar.

. que os "bons professores", aqueles que conseguem, de vez em quando, que haja escolas assim, se vissem reconhecidos e apoiados .

Finalmente a pergunta :

Como poderia um grupo de adultos, profissionais das Ciências Sociais (investigadores, professores...) contribuir - em regime de voluntariado - para isto ? Como poderiam as escolas - ou outras instituições - aproveitá-los ?

Maria Emília Brederode Santos

Comments: Enviar um comentário

<< Home