Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

20.2.06
 
Seminário - Avaliação das escolas
“Bridges across Boundaries”
Auto-avaliação nas Escolas Europeias
SEMINÁRIOe apresentação/lançamento do livroA história de SerenaViajando rumo a uma Escola melhor
03 março de 2006Anfiteatro da Universidade PortucalenseRua Dr. António Bernardino de Almeida4200-072 PORTO
(ENTRADA LIVRE)

Avaliação das Escolas – Auto-avaliação nas Escolas EuropeiasProjecto “Bridges Across Boundaries”
Este seminário realiza-se no âmbito da participação do Fórum Português de Administração Educacional em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa no Projecto Europeu “Bridges Across Boundaries – Crossdissemination Quality Development Practices for Schools in Southern & Eastern Europe. O projecto iniciou-se no final da Primavera de 2004 e teve o seu termo em Dezembro de 2005, com a realização de vários seminários nacionais de disseminação e da conferência internacional em Budapeste, Hungria.
Procurando dar continuidade ao Projecto-piloto Europeu “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar” que envolveu 101 escolas em 18 países no ano escolar de 1997-98 o Projecto “Bridges Across Boundaries” procurou realizar a disseminação mais aprofundada das experiências, descobertas, abordagens, métodos e instrumentos que resultaram do trabalho desenvolvido por aquele primeiro projecto.Contou com a participação de instituições de sete países da União Europeia, conjuntamente com a Suiça (parceiro afiliado): Reino Unido, República Checa, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal, Eslováquia e Suiça. As escolas na Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia e do cantão suíço de Ticino estiveram directamente envolvidas no projecto. As equipas nacionais desses países tiveram o apoio “critical friendship” dos restantes países que não tiveram escolas directamente envolvidas, de acordo com planos específicos elaborados para o efeito. A crítica amigável foi planeada pelos parceiros para apoiar a experiência com as escolas, As escolas também beneficiaram do desafio e do apoio dos seus amigos críticos.
O projecto centrou-se na disseminação. Esta, proporcionou não só a oportunidade para o relançamento das preocupações manifestadas no projecto “Avaliação da Qualidade na Educação Escolar”, como também se constituiu como um “recipiente” das contribuições valiosas dos diferentes parceiros.
Um elemento unificador no processo de disseminação foi a edição do livro que havia resultado do projecto-piloto – Self-evaluation in European Schools: a story of change (MacBeath, Schratz, Meuret e Jakobsen, 2000), nas línguas checa, grega, húngara, eslovaca e portuguesa.A disseminação não foi, contudo, uma questão de tradução directa, já que a introdução de novos estudos de caso e a adaptação do livro e dos seus instrumentos aos diferentes contextos culturais, foram também uma parte importante do trabalho. Um estudo relacionado com os problemas encontrados na transferência para outras culturas de certos conceitos-chave na área da auto-avaliação e da melhoria escolar emergiu como um produto secundário. Os coordenadores nacionais e um grupo de profissionais no terreno serviram de amigos críticos aos tradutores, enquanto estes trabalharam nas novas versões do livro. Para além disso, através da investigação-acção, houve a liberdade para uma experimentação e inovação mais aprofundadas de abordagens relacionadas com a melhoria escolar, com particular atenção prestada às escolas dos quatro novos membros da União Europeia e do cantão suíço de Ticino. Este processo foi realizado tendo presentes as metas europeias estabelecidas pela Comissão Europeia na tentativa de alcançar os objectivos da Estratégia de Lisboa – 2010.
Os lançamentos das várias versões do livro constituíram também o pretexto para a realização de seminários nacionais nos países participantes no projecto.
A apresentação e lançamento da edição portuguesa do livro, sob a chancela da ASA EDITORES, com o título “A História de Serena – viajando rumo a uma Escola melhor” foram feitos no Seminário Nacional realizado em 15 de Dezembro de 2005, em Lisboa.
Seguindo uma estratégia de disseminação mais alargada e tendo em conta o interesse concitado pelo seminário realizado em Lisboa, O Fórum Português de Administração Educacional em associação com a Universidade Portucalense e a Editora ASA, promovem o presente seminário tendo como objectivos principais:- a amplificação/debate do/sobre o conhecimentos/experiências em torno da Auto-avaliação das Escolas;- o conhecimento/divulgação d´“A História de Serena” junto de um público mais vasto.
PROGRAMA
09:15 Sessão de AberturaMargarida Moreira (Directora Regional da Educação do Norte)Alcina Martins (Coordenadora dos Doutoramentos em Educação da Universidade Portucalense)Natércio Afonso (Presidente do Forum Português de Administração Educacional)Cláudia Prata (Directora de Comunicação - Edições ASA)
09:30 Painel: Avaliação do Ensino SuperiorRui Santiago (Moderador) (Universidade de Aveiro)“Da Avaliação à intervenção para o Sucesso Escolar. Um projecto da Universidade de Lisboa”Ana Paula Curado (Universidade de Lisboa)“Perspectivas Internacionais em Avaliação e Acreditação da Educação Superior”Beatriz Bettencourt (Universidade de Lisboa)10:45 Debate
11:15 Intervalo – café – Divulgação Editorial/Científica (*)
11:45 APRESENTAÇÃO/LANÇAMENTO DA OBRA“A História de Serena – Viajando rumo a uma Escola melhor”Reflexões Sobre um Tema/LivroMaria do Carmo Clímaco (Sub-inspectora Geral da Educação Aposentada)
12:30 Intervalo – Almoço
14:30 Painel – “Auto-avaliação das Escolas dos Ensinos Básico e Secundário em Portugal: Experiências e Testemunhos”Alexandre Ventura – (Moderador) (Universidade de Aveiro)Conceição Sousa – Agrupamento Vertical das Escolas das Antas – PortoAntónio Fernando Barbeitos – Externato de Vila Meã – Vila MeãJosé Manuel Teixeira – Escola Secundária Fontes Pereira de Melo - Porto15:30 Debate
16:00 Intervalo – café – Divulgação Editorial/Científica (*)
16:30 Conferência – “Bridges across Boundaries - crossdisseminating quality development practices for schools in southern & eastern Europe”Natércio Afonso (Coordenador Nacional do Projecto)Leocádia Guerreiro (Membro da Equipa – Tradutora)17:00 Debate
17:30 Encerramento dos trabalhos
(*) Apresentação/Lançamento das seguintes obras da Autoria de associados do Fórum Português de Administração Educacional e editadas pela ASA Editores:- “Investigação naturalista em Educação: Um Guia Prático e Crítico” de Natércio Afonso- “Administração da Educação. Lógicas Burocráticas e Lógicas de Mediação” de João Formosinho, António Sousa Fernandes, Joaquim Machado e Fernando Ilídio Ferreira- “Melhoria das Escolas: Práticas Eficazes” de Eunice Góis e Conceição Gonçalves.
Bridges Across BoundariesCrossdisseminating Quality DevelopmentPractices for Schools in Southern & Eastern Europehttp://www.phil.muni.cz/ped/selfeval/index.php
Se pretender DEIXAR DE RECEBER informações sobre realizações e eventos promovidos pelo Fórum Português de Administração Educacional, por favor faça "responder ao remetente" com indicação no assunto "remover". Obrigado e o nosso pedido de desculpas pelo incómodo.
Forum Português de Administração EducacionalDiário da República, nº 222 de 24/9/1994 - III Série

Comments: Enviar um comentário

<< Home