Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
24.3.06
Cambridge
Processo de Bolonha e Pedagogia no Ensino Superior
Há na edição de hoje do Público um interessante trabalho de Bárbara Wong, realizado com base em entrevistas a estudantes do ensino secundário, em que se verifica que estão em geral à margem, ou sabem pouco sobre o que se passa com o processo de Bolonha. Levanta uma questão pertinente, já aqui equacionada num outro ângulo (o das famílias), por Beatriz Bettencourt, a 16/3/2006.
São questões importantes.
Bolonha está a trazer inquietações às universidades portuguesas.....na origem de interessantes reflexões. E as inquietações não dizem unicamente respeito à duração dos cursos, como era receio de muitos.
A pedagogia entrou, pela mão de Bolonha, nas preocupações de muitas escolas superiores mesmo das mais clássicas....
É curioso como foi preciso este processo para as pessoas entenderem a importância de reflectir sobre:
O modo como se organizam as aulas,
Os materiais utilizados pelos professores,
O modo como se aprende,
O acompanhamento dos alunos,
O papel dos alunos, as responsabilidades e os trabalhos que lhes são pedidos.
Antes tarde do que nunca.
Ana Maria Bettencourt
Há na edição de hoje do Público um interessante trabalho de Bárbara Wong, realizado com base em entrevistas a estudantes do ensino secundário, em que se verifica que estão em geral à margem, ou sabem pouco sobre o que se passa com o processo de Bolonha. Levanta uma questão pertinente, já aqui equacionada num outro ângulo (o das famílias), por Beatriz Bettencourt, a 16/3/2006.
São questões importantes.
Bolonha está a trazer inquietações às universidades portuguesas.....na origem de interessantes reflexões. E as inquietações não dizem unicamente respeito à duração dos cursos, como era receio de muitos.
A pedagogia entrou, pela mão de Bolonha, nas preocupações de muitas escolas superiores mesmo das mais clássicas....
É curioso como foi preciso este processo para as pessoas entenderem a importância de reflectir sobre:
O modo como se organizam as aulas,
Os materiais utilizados pelos professores,
O modo como se aprende,
O acompanhamento dos alunos,
O papel dos alunos, as responsabilidades e os trabalhos que lhes são pedidos.
Antes tarde do que nunca.
Ana Maria Bettencourt