Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

15.3.06
 
Insucesso Escolar- 3
Insucesso -abandono escolar 3

Substituição das repetências no ensino básico por apoio eficaz à melhoria das aprendizagens
A escola portuguesa vai-se organizando melhor para impedir que tantos alunos fiquem pelo caminho ou se desmotivem.
Alguns exemplos de práticas positivas hoje possíveis na escola portuguesa (entre outros):

Prolongamento dos horários de trabalho dos alunos na escola: as crianças podem, se a escola for capaz de se organizar, trabalhar mais tempo, a um ritmo mais adequado, num meio culturalmente mais rico e pedagogicamente bem organizado. A organização do trabalho dos alunos na escola é uma chave essencial do sucesso escolar.

Uma maior responsabilidade da escola pelos percursos escolares: escolas que não consideram o insucesso escolar como uma fatalidade, analisam os resultados que os alunos obtêm, os obstáculos à aprendizagem, e desenvolvem estratégias para os melhorarem.

Equipas pedagógicas que assumem metas para o progresso dos alunos e trabalham com eles para que aprendam mais e ultrapassem os problemas.

Diversificação de ofertas educativas integrando componentes vocacionais que motivem os alunos para continuar a estudar e contribuam para evitar abandonos precoces.

Estabilidade das equipas pedagógicas, condição decisiva e ainda mais importante do que a estabilidade dos professores na escola (esta sem aquela terá um efeito muito insuficiente).

O Estudo Acompanhado, orientado de modo a que os alunos aprendam a estudar, a organizar a informação, a trabalhar mais e com gosto. Professores que aproveitam o recurso constituido por este tempo pedagógico para conhecerem melhor cada um dos seus alunos e os ajudarem a superar as dificuldades.
Ana Maria Bettencourt

Comments: Enviar um comentário

<< Home