Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

13.3.06
 
INSUCESSO ESCOLAR - MITOS
As repetências são responsáveis por grande número de abandonos.
Não se aprende mais repetindo o ano.
A sociedade portuguesa viveu sempre na ilusão de que o chumbo era a melhor maneira de o aluno “preguiçoso” estudar mais. A culpa do insucesso era sempre atribuída ao aluno. Seria assim imoral que quem não obtivesse bons resultados transitasse de ano. O aluno teria por isso de ser castigado. Nesta óptica, a avaliação servia essencialmente para castigar. Foi com base nestes mitos e nas práticas a que deram origem, que chegámos ao 25 de Abril com mais de 30% de analfabetos e que continuamos a ter mais de 40% de alunos que não completam o ensino secundário,
Hoje sabe-se por estudos internacionais que os países onde, por definição, não existem repetências ao longo da escolaridade básica, obtêm melhores resultados nos testes internacionais, ou seja os alunos aprendem melhor. Porque as repetências fragilizam os percursos escolares, desmobilizam para o estudo e afastam muitos alunos dos caminhos da educação e da cultura.

Ana Maria Bettencourt

Comments:
“Hoje sabe-se por estudos internacionais que os países onde, por definição, não existem repetências ao longo da escolaridade básica, obtêm melhores resultados nos testes internacionais, ou seja os alunos aprendem melhor.”

A que estudo se refere, colega Ana Maria? Seria de uma utilidade extrema para o aclaramento das discussões centradas na escola que esses estudos estivessem ao alcance da maioria dos interessados por estas questões…
 
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!
Não acredito que a chave do sucesso esteja na não repetência, como não acredito linearamente que a a repetência seja a solução para o tal aluno preguiçoso. O problema está aí: a nossa realidade merece uma reflexão à sua medida.
Saudações pedagógicas!
 
E quem deita a mão às parvoeiras do Nuno Crato?! Este homem anda a fazer tanto mal à educação deste país e ninguém o trava. É urgente que o neutralizem.
Um abraço
 
Enviar um comentário

<< Home