Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

15.3.06
 
Pontos nos ii
Saiu ontem mais um número desta revista da Texto Editora. Logo a abrir, o editorial de Santana Castilho anuncia a calamidade que grassa na escola, na sociedade, nas famílias – ninguém faz o que devia, as “morais aberrante” do individualismo dominam o nosso viver colectivo... Por isso, a escola é campo aberto de todas as violências e comportamentos desviantes! É isso que o dossier temático depois procura ilustrar com histórias de professores, tristes, sem dúvida, mas que tantas dúvidas nos deixam quando sabemos que o que se passa nas escolas tem sempre a ver com as questões de relação pedagógica professor-aluno e de clima de escola...
Felizmente que todos nós conhecemos outras histórias que nos mostram como diariamente se gerem conflitos, se ultrapassam dificuldades, se envolvem os alunos e os professores em projectos de melhoria da aprendizagem e que, em geral, o ambiente das nossas escolas é tranquilo, os alunos gostam de lá estar e os professores estão empenhados no que fazem. Claro que muito há a mudar, mas será que estas visões catastrofistas ajudam a descobrir os novos caminhos a percorrer? Sinceramente, qual o papel de uma revista destas?

Teresa Gaspar

Comments:
Que dados estatísticos possui para afirmar que no geral o clima reinante nas nossas escolas é bom? E o que quer dizer com os alunos sentirem-se bem na escola? Agora a função da escola é fazer o aluno sentir-se bem ? É sempre útil actualizarmos os nosso conhecimentos com estudos objectivos (não se trata das boas práticas, sempre excepções à regra...) e informarmo-nos do que se passa nas escolas em Portugal, em vez de nos limitarmos a repetir as mesmas homílias de paz e amor.
 
Enviar um comentário

<< Home